Basta!

Provérbios 25:28   Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. “

Na manchete de um jornal pode-se ler: “Só o olhar  de um jovem violento pode te matar. “Jornais e revistas estão cheios de manchetes e artigos sobre mortes relacionadas a drogas com artistas jovens e estrelas do rock.  Abuso de poder, abuso de substâncias químicas nos dizem claramente que nossa sociedade esta em  crise causada por uma grande permissividade e comodismo. Falta de domínio próprio mata o respeito próprio, amizades, casamentos, carreiras e ministérios. Nenhum de nós pode vangloriar-se de ter sempre conseguido se livrar dessas garras .

Que maravilhoso seria se a salvação e domínio próprio viessem juntos, mas não vem. A luta do cristão por domínio próprio é permanente, mas quando  louvamos ao nome do nosso Deus, Ele disponibiliza poder que  permitirá que cheguemos ao alvo!

Nosso estudo será sobre a nona e última qualidade do Fruto do Espírito. A lista das qualidades começa com o amor e termina com o domínio próprio. O amor nos mantém à tona e o domínio próprio nos mantém ancorados. O amor nos dá liberdade, o auto-controle fornece os limites nos quais o amor pode transitar.

A Palavra grega para domínio próprio é egkrateia que significa “temperança, auto-controle, colocar limites nas paixões e apetites”. O antonimo ou o oposto de egkrateia é akrasia, que significa “excessos, comodismo”.

Hoje vamos considerar apenas a importância do domínio próprio para o discípulo de Cristo.

Como você se sente com relação a esse tópico, domínio próprio? ( marque uma ou mais)

(   )  Pavor – Não quero nem pensar nisso.

(   )  Animado – Quero aprender mais sobre como é viver com domínio próprio.

(   )  Confuso – Pensei que seria controlado pelo Espirito Santo.

(   ) Condenado – Sinto culpa todas as vezes que penso sobre esse assunto de domínio próprio.

(   ) Outras___________________

Talvez você pense como alguém da Palavra de Deus.

Atos 24: 22-27    “Então Félix, que tinha bom conhecimento do Caminho, adiou a causa e disse: “Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês”.E ordenou ao centurião que mantivesse Paulo sob custódia, mas que lhe desse certa liberdade e permitisse que os seus amigos o servissem. Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus. Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”. Ao mesmo tempo esperava que Paulo lhe oferecesse algum dinheiro, pelo que mandava buscá-lo freqüentemente e conversava com ele. Passados dois anos, Félix foi sucedido por Pórcio Festo; todavia, porque desejava manter a simpatia dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão. “

Repare que o assunto do sermão de Paulo para Felix e Drusila era  a “fé em Cristo Jesus”(v.24) que foi vivido  em 3 partes.

Lembre cada “parte” abaixo:

1.____________

2._____________

3.______________

Marque com falso ou verdadeiro as reações de Felix com relação ao sermão de Paulo.

____ Felix teve medo das palavras de Paulo.

____ Felix mandou Paulo de volta.

____ Felix tentou executar Paulo.

____ Felix disse que veria Paulo numa hora mais conveniente.

Os historiadores descrevem Felix como um homem orgulhoso, ganancioso e ambicioso. O assunto  foi anunciado, e  Félix não achou conveniente ou confortável analisar as questões da justiça, do auto-controle e do juízo. Sem dúvida, nos sentiremos também desconfortáveis como se sentíssemos nossos dedos sendo pisados. E posso imaginar que muitas vezes vamos querer o mesmo de Félix: “Basta por agora”.Mas agora é exatamente o tempo escolhido por Deus para você e eu.

Vamos aprender a mudar as 3 negativas palavras ditas pela boca de Félix para 3 positivas palavras da boca de Deus, porque domínio próprio é saber quando dizer “Basta por agora”.  Amadas, buscamos o domínio próprio, e na sua ausência nos afogamos em auto-derrota.

1 Coríntios 6:12   “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. “

Qual é a chave para o dominio próprio encontrada em 1 Coríntios 6:12?

(   ) Escolherei ser livre em Cristo do que ser dominado pelos meus desejos.

(   ) Tenho liberdade em Cristo, então não tenho que viver com regras.

(   ) Já que sou livre em Cristo, posso fazer o que quero.

Leia novamente as últimas palavras cuidadosamente : “Não deixarei que nada  me domine”.A palavra grega para dominar é exousiazo que significa “ser governado por ou estar de baixo do poder de, estar em escravidão”. A raiz da palavra é exousia que significa “autoridade, direito e poder”.

A chave do domínio próprio é não permitir que nossos inimigos ( a carne, o mundo, ou satanás) governem ou nos mantenham escravos .  O que o “eu” “auto” tem a ver com controle? Cristo tem nos dado vitória sobre nossa carne, nosso mundo e nosso acusador. Somente “eu”posso estender ou dar autoridade para um desses tres inimigos. Eles não podem ter essa autoridade sobre nós.  Na vida do cristão, eles só governam somente quando são convidados.

“Eu” faço  a escolha sobre a questão do controle. O Espírito detém o poder das 4 palavras chaves: “não”, “sim”, “não agora”. Domínio próprio ou auto controle pode ser dizer “sim”, “não”ou “agora não” na mesma proporção. Auto controle não é sobre “o que?”, mas pode ser “quanto?” e pode não ser a questão de “quando?”mas “por que? “Domínio tem a ver com governo, autoridade e escravidão.

Por que necessitamos de domínio próprio? O primeiro versículo do nosso estudo, Provérbios 25:28, explica perfeitamente. Escreva o que entende desse versículo.

____________________________________________________________

Sem domínio próprio somos como uma cidade com muros derrubados! Para entendermos o significado dessa comparação terrível precisamos entender a característica da arquitetura antiga: a cidade somente seria segura dependendo das paredes que tivesse. As paredes das cidades eram sua fortificação. Arqueologistas estimam que 3 charretes  uma ao lado da outra seria a largura da parede de Nínive. As paredes da Babilonia eram tão largas quanto 6 charretes lado a lado. Esses muros tinham a reputação de que eram praticamente impenetráveis.

Deuteronomio 1: 22-28   “Vocês todos vieram dizer-me: “Mandemos alguns homens à nossa frente em missão de reconhecimento da região, para que nos indiquem por qual caminho subiremos e a quais cidades iremos”. A sugestão pareceu-me boa; por isso escolhi doze de vocês, um homem de cada tribo. Eles subiram a região montanhosa, chegaram ao vale de Escol e o exploraram. Trouxeram alguns frutos da região, com o seguinte relato: “Essa terra que o Senhor, o nosso Deus, nos dá é boa”. Vocês, contudo, não quiseram ir, e se rebelaram contra a ordem do Senhor, o seu Deus. Queixaram-se em suas tendas, dizendo: “O Senhor nos odeia; por isso nos trouxe do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos. Para onde iremos? Nossos compatriotas nos desanimaram quando disseram: O povo é mais forte e mais alto do que nós; as cidades são grandes, com muros que vão até o céu. Vimos ali os enaquins”.

Como os espiões descrevem as cidades da terra prometida? ( escolha uma ou mais)

(   ) Os exércitos são enormes e as paredes impenetráveis.

(  ) As cidades são grandes com muros que vão até os céus.

(   ) Podemos conquistar as cidades com a  ajuda do Senhor.

A palavra para muros no hebraico, choremab,  em Provérbios 25:28 diz tudo, significa  “parede de proteção”. Todas as coisas de valor tinham que ser protegidas.

1 Reis 3:1   “Salomão aliou-se ao faraó, rei do Egito, casando-se com a filha dele. Ele a trouxe à cidade de Davi até terminar a construção do seu palácio e do templo do Senhor, e do muro em torno de Jerusalém. “

Quais foram as primeiras construções que Salomão fez quando se tornou rei? 

1.___________

2.___________

3.___________

Deus exigia muros em todos os lugares. mesmo o Tabernáculo no deserto tinha muros portáteis para garantir a sua segurança.

1 Coríntios 6: 19-20   ” Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. “

Onde o Espírito Santo habita hoje?____________

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.”1 Coríntios 6:12. Somos o templo de Deus….e o domínio próprio, o auto controle a proteção!  Fortifica e protege o que está dentro. A qualidade do domínio próprio é que protege nossa liberdade para amar, experimentar alegria, conhecer a paz, responder com paciência, responder com gentileza, agir em bondade, caminhar em fidelidade e concordar em mansidão. Como? Por causa do domínio próprio que é a qualidade que permite que se faça escolhas que convidam e aumentam a autoridade e o enchimento do Espírito Santo. Domínio próprio é a decisão de permanecer dentro dos limites da vitória!

De acordo com as escrituras abaixo, o que acontece quando os muros de fortificaçào são destruídos?

Ezequiel 26: 7-14   “”Pois assim diz o Soberano Senhor: Do norte vou trazer contra você, Tiro, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, rei de reis, com cavalos e carros, com cavaleiros e um grande exército. Ele desfechará com a espada um violento ataque contra os seus territórios no continente. Construirá obras de cerco e uma rampa de acesso aos seus muros. E armará uma barreira de escudos contra você. Ele dirigirá as investidas dos seus aríetes contra os seus muros e com armas de ferro demolirá as suas torres. Seus cavalos serão tantos que cobrirão você de poeira. Seus muros tremerão com o barulho dos cavalos de guerra, das carroças e dos carros, quando ele entrar por suas portas com a facilidade com que se entra numa cidade cujos muros foram derrubados. Os cascos de seus cavalos pisarão em todas as suas ruas; ele matará o seu povo à espada, e as suas resistentes colunas ruirão.Despojarão a sua riqueza e saquearão os seus suprimentos; derrubarão seus muros e demolirão suas lindas casas, e lançarão as suas pedras, o seu madeiramento e todo o entulho ao mar. Porei fim a seus cânticos barulhentos, e não se ouvirá mais a música de suas harpas.Farei de você uma rocha nua, e você se tornará um local propício para estender redes de pesca. Você jamais será reconstruída, pois eu, o Senhor, falei, palavra do Soberano Senhor. “

___________________________

Ezequiel 38:11   “Você dirá: “Invadirei uma terra de povoados; atacarei um povo pacífico e que de nada suspeita, onde todos moram em cidades sem muros, sem portas e sem trancas. “

____________________________

Você pode lembrar se alguma vez o inimigo  roubou uma vitória por causa de um  buraco no muro de sua vida?_______________

Qualquer área de nossa vida fora do controle, não importa se grande ou pequena, é uma porta aberta para o inimigo. Acredite, ele sabe as nossas forças e as nossas fraquezas. Ele está sempre a procura de um desmoronamento em seu muro protetor , basta uma área fora de controle, e será nessa área que ele irá entrar e atrapalhar sua vida. Suas armas são suas grandes tentações,  suas feridas são culpa, vergonha, frustração, falhas e sua meta  é mantê-lo preso o maior tempo possível. Eu sei. Já vivi assim. Você é prisioneiro de guerra? Já esteve em um cativeiro? Você profundamente deseja acabar com essa derrota? Você quer conhecer a proteção e a vitória dia-a-dia do domínio próprio? A Palavra de Deus nos diz como fazer.

Neemias 2: 1-20   No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele; Por isso o rei me perguntou: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração! ” Com muito medo, eu disse ao rei: “Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? ” O rei me disse: “O que você gostaria de pedir? ” Então orei ao Deus dos céus, e respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la”. Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: “Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará? ” Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse. E a seguir acrescentei: Se for do agrado do rei, que me dê cartas aos governadores do Trans-Eufrates para que me deixem passar até chegar a Judá. Que me dê também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que ele me forneça madeira para as vigas das portas da cidadela que fica junto ao templo, do muro da cidade e da residência que irei ocupar. Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos. Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. O rei fez-me acompanhar uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas. Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado. De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. Fui até a porta da Fonte e do tanque do rei, mas ali não havia espaço para o meu animal passar; por isso subi o vale, de noite, examinando o muro. Finalmente voltei e tornei a entrar pela porta do Vale. Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra. Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encorajaram para esse bom projeto. Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: “O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? ” Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! “

Marque os passos que você já deu. Ore sobre os que necessita acertar.

(   ) “Saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado.”  v. 12 Liste alguns parceiros!

(   ) “De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. ” v.13 Realize um honesto auto- exame. Em que áreas falta domínio próprio?

(   ) “Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.”v.17. Admita que tem experimentado internamente ou externamente desgraça em suas áreas de comodismo.

(   ) “Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encorajaram para esse bom projeto. “v.18  . Não espere mais, comece imediatamente cooperando com o trabalho de Deus nas áreas de escravidão. Deus pode trabalhar através de um processo estruturado, como um grupo de apoio ou conselheiro.

(   ) “Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! v.20. Confie em Deus, mais e mais, até que tenha vencido.

Você vai vencer! Depois de 20 anos de luta contra as drogas? Sim. Depois de ter vivido 50 anos sem auto controle? Sim.

2 Coríntios 2:14   “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”

Se você seguir a Cristo, você vai marchar para a vitória. Basta seguir as instruções que Ele dá!Parece muito difícil? Já tentou muitas vezes antes? Velhos hábitos rondam a sua vida? Então você necessita ler Isaías 58: 12

Isaías 58: 12   “Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.”

Vale a pena memorizar esse versículo. Deus estará te cobrindo com seu amor , graça e poder!

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at January 16th, 2013.
Tags: ,