Perseguindo o vento…

Eclesiastes 12:1   “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”.

Ele tinha tudo. Ele herdou o maior e mais poderoso reino da sua região e do mundo. Ele comandou o mais forte exército da terra. Ele controlou as rotas comerciais de muitos reinos. Sua riqueza somava mais de 25 toneladas de ouro. O seu magnífico palácio era incomparável. Sua fama era maior do que a de qualquer outro. O mais sábio da terra se dobrava diante dele. Ele tinha tudo , e mais e mais… seu nome era Salomão, e ele será o foco do nosso estudo hoje.

 Ao estudarmos Domínio Próprio , seríamos negligentes se excluíssemos o estudo sobre o excesso. Vivemos numa cultura motivada por um objetivo maior –  sempre mais. Trabalhamos muito duro e fazemos muito pouco. Temos mais do que o suficiente para viver vidas complicadas, e achamos pouco para nos contentarmos.  Vamos deixar a Palavra de Deus abordar a nossa obsessão com o dinheiro, posição, e vamos observar o estado da alma de um homem que alcançou tudo.

Eclesiastes 1: 1-11   “As palavras do Mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém: “Que grande inutilidade! “, diz o Mestre. “Que grande inutilidade! Nada faz sentido! ” O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre. O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta. O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e mais voltas, seguindo sempre o seu curso. Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr. Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. (v.9)O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. (v.10)Haverá algo de que se possa dizer: “Veja! Isto é novo! “? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.(v.11) Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles. “

– O que você acha da frase de Salomão : “Que grande inutilidade! Nada faz sentido! ” ?_____________________

– O que Salomão fala dos olhos?

(   )  O olho é mau.   (   ) Os olhos nunca estão satisfeitos   (   )   Os olhos são a janela da alma.

-Complete o espaço em branco com o verso 9: O que ____ tornará a _____, o que foi _____ se _______ novamente; não ___  ______ __ _____ _________ __ _____.

– Qual é o ponto que Salomão quer chegar no verso11?_______________________

Eclesiastes 1: 12-18   “Eu, o mestre, fui rei de Israel em Jerusalém. Dediquei-me a investigar e a usar a sabedoria para explorar tudo que é feito debaixo do céu. Que fardo pesado Deus pôs sobre os homens! Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento! O que é torto não pode ser endireitado; o que está faltando não pode ser contado. Pensei comigo mesmo: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento. Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento. Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto. “

– O que ele achou mais insignificante nos 3 primeiros versos?

(   ) trabalho  (   ) amor   (   ) prazer   (   ) sexo

– O que aconteceu depois que Salomão empreendeu grandes projetos?

(   ) Achou que todas as suas realizações eram insignificantes.

(   ) Suas realizações alcançaram seu objetivo em significado e propósito.

– Qual era a aparente filosofia de Salomão de acordo com o verso 10?

(   ) abnegação   (   ) hedonismo   (   ) anarquia

– O que Salomão ganhou com a sua filosofia (v.11)?________________

Eclesiastes 2: 12-26   ” Então passei a refletir na sabedoria, na loucura e na insensatez. O que pode fazer o sucessor do rei a não ser repetir o que já foi feito? Percebi que a sabedoria é melhor que a insensatez, assim como a luz é melhor do que as trevas. O homem sábio tem olhos que enxergam, mas o tolo anda nas trevas; todavia, percebi que ambos têm o mesmo destino. Então pensei comigo mesmo: O que acontece ao tolo também me acontecerá. Que proveito eu tive em ser sábio? Então eu disse no meu íntimo: Isso não faz o menor sentido! Nem o sábio, nem o tolo, serão lembrados para sempre; nos dias futuros ambos serão esquecidos. Como pode o sábio morrer como morre o tolo? ( v.17) Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento. (v.18) Desprezei todas as coisas pelas quais eu tanto me esforçara debaixo do sol, pois terei que deixá-las para aquele que me suceder. E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo? Contudo, terá domínio sobre tudo o que realizei com o meu trabalho e com a minha sabedoria debaixo do sol. Isso também não faz sentido. Cheguei ao ponto de me desesperar por causa de todo o trabalho em que tanto me esforcei debaixo do sol. ( 18)Pois um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso também é um absurdo e uma grande injustiça. Que proveito tem um homem de todo o esforço e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol? Durante toda a sua vida, seu trabalho não passa de dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo. Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. E quem aproveitou melhor as comidas e os prazeres do que eu? ( 26) Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento.”

– Qual foi a reação de Salomão para a insignificancia de tudo que ele tinha buscado (v.17)?_____________________

– Por que ele odiou as coisas  pelas quais ele se “esforçara debaixo do sol” (v. 18, 21)?_______________________

– O que Salomão diz no verso 26 sobre a escada do sucesso?_______________

Eclesiastes 5: 10-20   “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos? O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir. ( v.13)Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor. Se as riquezas se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que lhe nascer. O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. Há também outro mal terrível: Como o homem vem, assim ele vai, e o que obtém, de todo o seu esforço em busca do vento? Passa toda a sua vida nas trevas, com grande frustração, doença e amargura. Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.(v.19) E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração. ”

Complete o verso 10 : “Quem ama o dinheiro ______ _____ _ ___________; quem ama as riquezas _______  _______  _________com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.

 – O que “riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor”(v.13) significam para você?._____________________
– O que é “presente de Deus”(v.19)?___________________

Dois importantes pontos podemos enfatizar nesse verso:

  • Deus dá riquezas e posses
  • Somente Deus é capaz de fazer com que aproveitemos as riquezas e posses.

Você está encontrando dificuldades para aceitar sua situação?Somente Deus pode dar um coração de aceitação! Você se sente miserável no seu trabalho? Somente Deus pode fazer você feliz no seu trabalho. Contentamento com sua posição atual ou uma situação próspera, não importa quão vasto ou longo, somente pode vir Dele! Somente você pode permitir que Deus trabalhe o contentamento em você. 

Eclesiastes 12: 9-14 Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios. procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro. As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal”

– Qual foi a importante conclusão final de Salomão? ____________________

Muitas outras passagens das Escrituras nos instruem sobre o Domínio Próprio com relação a posses materiais. O que as passagens abaixo falam da relação dinheiro e riqueza?

Mateus 6:24   “”Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

– O que acontece quando queremos servir a Deus e ao dinheiro?_______________________________

Provérbios 23:5  “As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu. “

– Qual é a estabilidade das riquezas?___________________________________________

Provérbios 15:16   “É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. “

– Ocorre a  inquietação  e medo na riqueza onde  o Senhor não está presente? Por que?_______________

Ageu 1:5-6   “Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”.

– Qual dessas frases melhor sintetizam o princípio ensinado em Ageu 1: 5-6?

(   ) O pouco é muito quando o Senhor está presente.

(   ) Sem Deus nunca descobriremos a verdadeira satisfação.

(   ) Sua resposta :_______________

Em seu maravilhoso livro, “Estações da Vida”, Chuck Swindoll nos conta a história de um homem cujo nome era Yussif, conhecido como “O terrível Turk”.

Ele era um lutador de 350 quilos que ganhou todos os campeonatos na Europa antes de vir para a América para ganhar ainda mais glória. Yussif desafia o “Estrangulador de Lewis”, o campeão americano. O turco ganhou do “Estrangulador”  como se lutasse com um ursinho de pelúcia . O campeão do novo mundo  ganhou o que ele mais amava – dinheiro . Ele amontoava  no cinto que envolvia sua enorme circunferência o  dinheiro antes de embarcar de volta para a Europa no Burgoyne SS.

No meio do mar, o barco começou a afundar. Yussif caiu no mar com o cinto cheio de ouro  ainda preso ao redor de seu quadril enorme. O peso adicionado foi demais até mesmo para “Turk, o Terrível”  se manter à tona. Antes que os botes salva-vidas poderia o alcançassem, ele já tinha afundado direto para o fundo do Atlântico  … para nunca mais ser visto novamente.

Mateus 16:26   “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? “

Qual é o grande ganho?

1 Timóteo 6: 3-10   “Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. “

Normalmente dizemos que nos preocupamos em ter posses e uma reserva em dinheiro por causa de nossos filhos…para sua segurança.

Provérbios 14:26   “Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. “

– Como os pais podem construir uma fortaleza segura para os seus filhos?_________________________

Provérbios 30: 7-9  “Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. “

– Que sabedoria podemos aprender em relação às riquezas?___________________________

“Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. ” A maioria de nós já estivemos na situação onde dependíamos de Deus até para fazer face as despesas daquele  dia. Aquela pilha de contas nos ajuda a nunca esquecer que Ele é Deus. Ele é Deus,  o louvamos por isso!Se o seu salário o impede de desonrar o nome Dele, Aleluia!!! Você está certo exatamente onde você  está  – no interior das muralhas seguras de auto-controle, onde o excesso é um hóspede indesejável.

Ele conhece nossas necessidades. Ele conhece nossas vulnerabilidades. Ele sabe até onde podemos ir…e ainda permanecermos fiéis. Todas as coisas pertencem a Ele para nos dar e até para nos  tomar, nunca para perseguirmos.  A nossa parte é receber de bom grado  e cordialmente retornar. Salomão aprendeu lições valiosas sobre os excessos de riquezas de uma maneira, Deus pode instruí-lo de outra maneira.

– No passado, como Deus o ajudou a manter as suas prioridades com relação a dinheiro e posses?____________________________

Às vezes descobrimos que necessitamos reaprender de algumas lições antigas. Permita Deus refrescar as prioridades que Ele tem te ensinado no passado  para que possa assumir  novos compromissos no futuro com Ele.

Mateus 6: 32-34   “Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 18th, 2013.
Tags: ,