O final da história.

Uma coisa podemos ter certeza: Não interessa as situações, os problemas que estamos enfrentando  ou ainda enfrentaremos, se pusermos a nossa fé em Jesus, ficarmos firmes, nossa história terá um final feliz, com certeza!!!!Essa é a nossa certeza, a nossa alegria!!!!

 Apocalipse 21: 1-8   “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

O livro de Apocalipse foi escrito para dar coragem aos corações dos cristãos que estavam enfrentando problemas. A palavra “revelação” significa “manifestação” “conhecer algo ignorado”. Apocalipse é um livro que desvenda e revela a batalha espiritual invisível contra Satanás, com a qual a igreja está envolvida.

A mensagem central do Apocalipse é absolutamente clara, prática e essencial para os cristãos de todas as gerações: no final, Jesus Cristo será vitorioso! No fim do mundo, todos os inimigos de Deus serão derrotados. Reinos humanos cairão. Satanás será lançado para baixo. E o maior  – a morte – será vencida para sempre.

 Deus fará um novo mundo.

 Apocalipse 21 :1E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”

 1. João escreve no versículo 1 que viu “um novo céu e uma nova terra.” João está descrevendo o nosso mundo e o universo, mas ele o vê rejuvenescido e fundamentalmente transformado. O Deus que falou pela primeira vez ao mundo e a toda a criação o trazendo à existência, vai fazer o mundo novo. E isso vai ser perfeito. O mundo vai ser libertado da escravidão do pecado e da decadência. Vai ser novo. Terminada a maldade humana que estragou tudo.

 2. Em Apocalipse, o mar é o símbolo do caos, da rebelião humana e perigo. É do mar que os inimigos de Deus surgem. É o mar, onde as nações más dobram seu comércio e governam a terra. Quando João diz: “o mar já não existe”, ele está dizendo que “todos os efeitos do pecado humano e da traição que Deus odeia foram apagados!”

Não vamos parar de sermos humanos no céu. Em vez disso, vamos aprender o que significa ser verdadeiramente humanos. Vamos trabalhar, criar, construir e estudar científicamente como nunca fizemos antes. Vamos explorar, descobrir e fazer música como nunca se imaginou.. OApóstolo Paulo nos diz que na nova terra “a própria criação será libertada da escravidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.”

 Romanos 8:20-21 “ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.

Deus habitará entre o seu povo.

 Apocalipse 21:2-3 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” 

 1. Nos versículos 2-3, a cidade santa, Jerusalém representa o povo de Deus habitando no lugar de Deus. Assim, a Nova Jerusalém descrita aqui é a igreja de Jesus Cristo. É o povo de Deus de todas as tribos, nações e línguas.

 2. Aqui está a mais incrível notícia: o Deus que nos salvou pela graça, habita em nós. Esta é uma realidade presente para a igreja – mas há uma plenitude futura ainda a ser experimentada. Temos o Espírito Santo e a sua presença agora. Mas isso é apenas uma antecipação da glória futura!

 1 João 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.”

 Vamos vê-lo como ele é porque estaremos livres dos efeitos do ofuscamento ou do nosso pecado. Teremos sem impedimentos e sem fim a comunhão com o nosso Criador e Salvador.

 Deus fará com que todas as coisas fiquem certas.

Apocalipse 21: 4 “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

 O versículo 4 diz que Deus não está indo só refazer o mundo e eliminar o pecado, ele também vai tirar todos os efeitos remanescentes do pecado em nossos corações e vidas. Lágrimas de arrependimento. Lágrimas de culpa. Lágrimas de promessas quebradas. Lágrimas de perda e separação. Lágrimas sobre o que foi tirado de nós. Lágrimas de solidão e angústia secreta. Temos nossas próprias histórias de como o nosso pecado e o pecado de outras pessoas nos têm prejudicado. Um dia, Jesus estará indo consertar tudo. As mãos que foram perfuradas por nós para que toda a nossa culpa fosse perdoada, um dia enxugará as nossas lágrimas.

 Nossa resposta ao Apocalipse de João :

 Apocalipse 21: 5-8 “Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

 – Receber a salvação gratuita de Deus.

 Esta passagem termina com um aviso muito sério: aqueles que se afastam de Jesus, aqueles que desobedecem a Deus e rejeitam o seu governo vão morrer e serão condenados ao lago de fogo. O inferno é um lugar real. Jesus falou sobre isso antes de mais nada. Deus é um juiz justo. Todo pecado e maldade foi pago por Jesus que morreu pelos que depositam sua fé nele.

A misericórdia de Deus e o perdão são oferecidoa a todos nós hoje! Sua salvação é grátis! Não temos que ganhá-la. O versículo 6 fala desta salvação gratuita quando diz: “Para quem tem sede eu darei da fonte da água da vida gratuitamente.”

 – Acreditar e perseverar

 Se você é um cristão, Deus te chama hoje a acreditar na promessa de Sua Palavra. A última vitória sobre o qual ele falou vai acontecer. É por isso que João escreveu, “estas palavras são fiéis e verdadeiras.”

Não devemos viver de acordo com nossos sentimentos ou emoções. Devemos crer na Palavra fiel e verdadeira de Deus. Não podemos deixar que o inimigo use nossas circunstâncias para nos afastar de Deus e da sua bondade. Devemos fixar nossos olhos em Jesus, segurar as promessas de Sua Palavra e clamar pelo poder do Espírito Santo para nos sustentar.

 – Chorar com esperança

 Esta passagem não ignora a realidade do sofrimento deste mundo ou levianamente vem nos dizer para nos animarmos porque vamos para o céu. Ela reconhece a nossa dor. Ele reconhece as nossas enfermidades e as nossas lágrimas. Ele não nos pede para fingirmos que tudo está bem no mundo. Mas isso não vai nos impedir de acreditar e esperar na promessa de que Jesus um dia vai afastar todo mal. Nosso conforto final não virá completamente nesta vida. Essa terra não é nossa morada final. Não iremos encontrar nenhum paraíso nesse mundo, nesse mundo caído. O final da nossa história será maravilhoso se persistirmos !!!

Joshua Harris 

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 23rd, 2013.
Tags: ,