O gigante chamado raiva – parte 2

Efésios 4:26,27   “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,e não dêem lugar ao diabo. “

Cinco coisas que se deve fazer para DETER A RAIVA EM SUA VIDA:

1. Reconheça a raiva que está sentindo. Damos outros nomes ao que estamos sentindo, nos defendemos e não reconhecemos que estamos realmente com raiva. Você é agressivo ou passivo quando está com raiva?

Efésios 4:26, 27 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. “

2. Analise o caminho que o levou a raiva. A raiva é fruto de um caminho tomado. Descubra o caminho que a sua raiva o está levando.

Hebreus 12:15   ” Tenham cuidado para que ninguém fique aquém da graça de Deus e que nenhuma raiz de amargura cresça e cause problemas e contamine muitos.”

3. Saiba o que fazer com a raiva. Não permita que faça parte da sua personalidade.

-Aceite a responsabilidade pelo que ocorreu. Sempre nos sentimos como vítimas. 

-Exponha seus pensamentos e sentimentos de raiva sinceramente.

-Escolha a perdoar.

Mateus 18:35    ” “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

-Ajuste o seu pensamento. Deus nos deu o livre arbitrio e nos deu a capacidade de pensar e de fazer a escolha de como viver. Dependendo dos nossos pensamentos, serão as emoções que teremos.

Filipenses 4:08   “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

– Faça o bem.

 Romanos 12:21   “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”

4. Evite pessoas irritadiças.

Provérbios 22:24, 25   “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. 

Ou seja: Não saia com pessoas irritadas, não mantenha na empresa pessoas exaltadas. O mau humor é contagiante – infecta.

3 escolhas temos de fazer na nossa vida: a primeira é escolher se vamos servir a Deus ou não, a segunda é a esposa ou marido que vamos ter; a terceira é que tipos de amigos vamos ter, que tipo de pessoas convido para a minha vida.

5. Não se ofenda.

Colossenses 3:12-14   “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. “

1 Coríntios 13:4-8   “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. “

Salmo 119:165   ” Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.”

Pastor Dale

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 15th, 2013.
Tags: ,
  • Dirci

    Perdão ,Perdão, Perdão… Sempreeeeeeeeeeeeeeee!!! Assim como fomos perdoados pelo o Senhor.

  • Cristiane Alves

    Senhor me ensina , a não ser uma pessoa rancorosa,e me ajude a vencer esse gigante chamado resentimento que se trânsforma em raiva….