“Regra- ligião”

Mateus 12:1-15 “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentesPorque o Filho do homem até do sábado é Senhor. E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. “

 “Regra-ligião” é uma palavra inventada para dar a idéia de que um relacionamento correto com Deus é obtido por meio da manutenção de regras. “Regra-ligião”, diz que temos de ganhar o favor e o amor de Deus pela nossa performance, obediência e boas ações: se seguimos as regras, vamos viver uma vida boa e Deus estará em nossa vida.

“Regra-ligião” está completamente em desacordo com as boas novas de Jesus Cristo.A Bíblia nos diz que a salvação é um dom gratuito. Não somos salvos por nossas obras. Somos salvos pela graça mediante a fé em Jesus. Jesus viveu uma vida perfeita e cumpriu a lei em nosso nome. Na cruz, Jesus tomou o nosso pecado e o castigo da morte que nós merecíamos. Então ele ressuscitou para nos dar a vida eterna. A verdadeira salvação  não é algo que ganhamos. Era uma coisa que Jesus fez por nós.

Em Mateus 12, Jesus interagiu com um grupo de fariseus que estavam tão presos em suas regras que estavam cegos ao fato de que o Filho de Deus estava de pé na frente deles. Mas eles não são os únicos legalistas “regra-ligião.”; Podemos ser vítimas da “regra-ligião” também.

Não deixe que a Lei tome o lugar do Legislador (versos 1-8)

 1. O capítulo começa com uma história: Jesus está andando com seus discípulos através de um campo de grãos. Os discípulos estão com fome. Então eles arrancam alguns grãos para mastigar. Imediatamente, os fariseus os atacam e os acusam  de fazer o que é ilegal no sábado.

Para os judeus, o sábado era o sétimo dia da semana. A Lei de Moisés designou o sábado como um dia santo. Neste dia, eles descansavam de seu trabalho. (Ver Êxodo 20:8-12, Deuteronômio 05:12, 15). O sábado foi separado pelo Senhor para ser um dia para se lembrar o quanto Deus os amava e como ele os havia resgatado da escravidão no Egito. Assim, o sábado foi um lembrete da relação especial que Deus tinha com o seu povo. Foi um momento para se aproximarem de Deus, para desfrutarem de Deus.

 2. Em sua obsessão com os detalhes de como manter melhor  a Lei, os fariseus  cegos mudaram a intenção original de Deus com relação a lei. Em seu afã de obter as regras certas, eles mesmos e seus seguidores ficaram sobrecarregados. Perdidos no meio de todas as suas normas e regras, perderam a consciência de que a Lei foi dada para atraí-los para o Senhor.

 3. Então, o que Jesus faz? Ele vai às Escrituras e começa a mostrar-lhes que as suas interpretações e aplicações da lei estão equivocadas. Ele lembra de uma história da vida de Davi (1 Samuel 21) e dos sacerdotes que serviam (“trabalho”) no templo no sábado. E em ambos os casos, ele está tentando mostrar-lhes que o Senhor foi quem deu a Lei e é quem tem o direito de interpretar a lei. Por quê? Jesus resume tudo no versículo 8 “Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado”. Jesus tem autoridade para interpretar corretamente a lei. Ele tem prioridade sobre todo o resto.

 4. O erro dos fariseus é um erro que podemos facilmente cometer: permitir que a Lei se torne maior aos nossos olhos do que o Legislador. Em vez da Lei atrair para uma relação mais profunda em amor, permitir que a Lei apague aquele que deu a lei.

Não deixe que a letra da lei apague o coração da Lei (versículos 7, 9-14)

 No versículo 7, Jesus diz: “E se você soubesse o que isso significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado inocentes.” Citando Oséias, Jesus desafia os homens que interpretaram mal a intenção de Deus. O coração da lei de Deus é amar a Deus com todo o seu ser e amar ao próximo como a nós mesmos. O coração dos fariseus eram cegos a essas verdades.

 Vemos os dois grandes mandamentos ilustrados na cura do homem com a mão atrofiada. A única preocupação dos fariseus é pegar Jesus na desobediência. Os fariseus diziam: “Você não pode curar um homem no sábado porque a cura é um trabalho e você não pode trabalhar no sábado.” Eles não se perguntaram : “O que Deus sente no coração por esse homem? “A letra da lei é tudo o que vêem. Jesus aponta a hipocrisia, usando a história de uma ovelha precisando de resgate. Eles estão dispostos a quebrar a lei do sábado por uma ovelha e não por um homem? Eles não estão dispostos a enxergar que a cura de um homem feito à imagem de Deus, é muito mais importante do que as ovelhas. Em seguida, Jesus faz uma pergunta muito importante para que pensem, “Por isso, é lícito fazer o bem no sábado”.

Quando perdemos de vista o coração das leis de Deus – que é sempre o amor a Deus e aos outros – vamos começar a usar a lei para controlar e manipular os outros. Em vez de ser um meio de amar a Deus e amar os outros, a lei vai se tornar uma ferramenta para construir o nosso próprio pequeno reino do ego.

Depois que Jesus cura a mão do homem, os fariseus saem e começam a tramar como destruí-lo. A incrível duplicidade! Eles estão amarrados em nós sobre essa suposta infração de uma lei sábado. Mas seus corações estão cheios de malícia e ódio e estão tramando o assassinato, uma violação do sexto mandamento.

Não fazemos a mesma coisa? Podemos nos vestir bem do lado de fora e ser todo sorrisos na igreja, mas odeiar o nosso irmão ou irmã no interior. Podemos ser fiéis ao dar o nosso dízimo e não ter generosidade para alguém em necessidade. E a lista poderia continuar…

 Como está a sua vida ?Com amor genuíno, sincero a Deus e ao próximo?

 Mateus 11: 28-30“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Não encontramos descanso quando nos firmamos nas regras.

1. Estes versos devem ser colocado no seu contexto. Em Mateus 11:28-30, Jesus está falando para as pessoas que estão trabalhando e que estão oprimidas sob o peso de uma abordagem baseada em regras para Deus. Ele está falando com as pessoas que se sentem esmagadas pelo jugo dos fariseus: regras em cima de regras. Nunca fazem o suficiente. Nunca se sentem bem o suficiente.

2. As histórias da abordagem dos fariseus para o sábado é uma ilustração do fardo pesado, o jugo pesado que a”regras- ligião” coloca nas pessoas. A mentira de uma abordagem baseada em que a obra de Deus é eu trabalhar duro o suficiente para me sentir seguro. Posso encontrar descanso no meu desempenho. Posso encontrar descanso para a minha alma em meu próprio esforço. Isso nunca funciona. Crescemos fracos. Nunca sabemos se estamos fazendo o suficiente. Falhamos. Haverá sempre alguém que estará nos fazendo sentir culpados porque não fizemos mais.

3. Mas Jesus vem até nós e se preocupa com cuidado e nos ama. Seguir a Jesus não é menos exigente ou difícil. Na verdade, seguir a Jesus pode envolver desistir de tudo, até mesmo da sua própria vida.

Trata-se de trabalho, esforço e obediência. Mas o seu jugo é diferente. É leve, porque não estamos obedecendo para ganhar a salvação. Estamos obedecendo porque Jesus já ganhou a nossa salvação. Seu jugo é leve, porque ele está carregando o peso com a gente. É leve, porque não estamos apenas obedecendo a uma regra, estamos caminhando com o nosso Salvador e amigo. Ele é o verdadeiro descanso sabático. Então, vamos colocar para baixo “regra-ligião”, corra para Jesus e assuma o Seu jugo cheio da graça.

 Você se encontra na “regra-ligião” ou está descansando em Jesus? Considere a seguinte lista:

Você acha que Deus se esqueceu de você, virou as costas ou o acha inaceitável quando tem um dia ruim ?

Se Deus lhe perguntasse: “Por que eu deveria responder a sua oração?” Você contaria todos os pecados não confessados, lembraria Deus dos momentos de silêncio consistentes ou diria as suas boas obras para com os outros?

Ao ler a Bíblia, o que o seu coração percebe em primeiro lugar : as coisas que você precisa fazer ou a obras feitas pelo Salvador?

O que você está mais consciente – das maneiras que você precisa para crescer ou quem você é em Cristo?

Você acha que o perdão de Deus só entra em ação depois de chegar a um nível misterioso de remorso, o arrependimento ou sofrimento para o seu pecado?

Você acha que ser conduzido pelo Espírito e confiar na sabedoria soberana de Deus não é tão atraente como ter um conjunto de regras que irão resolver todas as questões?

Quando você ouve o ensinamento que inclui instrução prática, isso o tende a deixá-lo desanimado porque a sua lista de tarefas que era esmagadora só aumentou?

Você se sente desanimado ou condenado quando falha, comete um erro ou pecado?

Você tende a ser crítica, perfeccionista, ou hipócrita?

Você acha que é difícil se relacionar com outras pessoas que praticam de forma diferente de você  em questões não essenciais ou discutíveis? Suas convicções pessoais sobre assuntos controvertidos tendem a se tornar leis que todos devem seguir?

Pastor Joshua Harris

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 16th, 2013.
Tags: ,