Luxúria- Amar os prazeres do mundo

O significado de luxúria é amar os prazeres do mundo, querer desesperadamente algo, intenso desejo que pode ser o sexual, por poder, por dinheiro…

Tudo a nossa volta nos leva a querer prazer, bem estar momentâneo, a eterna busca da felicidade a qualquer custo, o ter coisas é essencial. As propagandas nas ruas, na televisão, as músicas, filmes … o mundo quer manipular a nossa mente, os nossos gostos, a nossa opinião e a verdade do que realmente tem importância nesse tempo que passamos aqui na Terra, chamado vida.

O que a luxúria, o amor aos prazeres do mundo, pode nos fazer?

 1- A Luxúria quer nos pegar.

 1 João 2:15-17 “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

Efésios 4:22 “Jogue fora a sua velha natureza pecaminosa e seu antigo modo de vida, que é corrompido pela luxúria e decepção.”

Colossenses 3:5Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”

Efésios 5:3 “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.”

1 Timóteo 6:9, 10Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.”

Mateus 5:28, 29 “Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.”

Marcos 7:21-23Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ “.

1 Pedro 5:8 “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Efésios 6:10-12 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

Tiago 1:14, 15Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.”

A chave para vencer a luxúria é :

– Crescer o caráter espiritual.

– Ganhar maior maturidade espiritual.

– Limitar a exposição a qualquer coisa que tenha a ver com luxúria.

2 – A luxúria procura momentos oportunos para te pegar.

Estamos mais vulneráveis ​​a luxúria quando :

– Estamos desfocados.

– Estamos em tempo de espera.

– Estamos feridos e / ou irritados.

– Cansados.

– Somos orgulhosos.

-Estamos emocionalmente fraco, com medo e / ou inseguros.

– Estamos em uma temporada de ausência, magreza ou perda.

– Estamos em uma época de abundância e bênção.

– Estamos Incidindo sobre as prioridades erradas.

– Estamos ouvindo as vozes erradas.

– Estamos espiritualmente desnutridas.

– Estamos espiritualmente isolados.

A luxúria, o amor aos prazeres do mundo, não consegue controlar a nossa vida quando temos :

-As prioridades de vida estão em ordem.

-Estado adequadamente ocupados atendendo às atribuições dadas por Deus.

-Praticado o “princípio SABBATH.”

-Vivido em amor e perdão.

-Processado e gerenciado as emoções corretamente.

-Escolhido cuidadosamente as vozes que ouvimos.

-Segurança no amor de Deus.

– Humildade.

-Estado espiritualmente alimentados e conectados.

3 – A luxúria segue um caminho já previsto.

 2 Samuel 11:1-6 E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.”

Tiago 1:13-15 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

 Como a luxúria age:

  • Seduz.

  • Nos entretem com uma isca.

  • Nos aprisiona no pecado.

  • O pecado expande sua influência.

  • Nos envolve.

  • O pecado extingue nossa vida espiritual.

    4 – Você pode se proteger do poder da luxúria.

Provérbios 4:6, 7Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento”

 7 conselhos sábios:

-Reconheça sua vulnerabilidade..

-Encha seu coração com a Palavra de Deus.

Salmo 119:11 “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”

Evite pessoas, lugares e atividades que são susceptíveis para levar à luxúria.

1 Coríntios 15:33 “Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”.

-Assuma o controle de seus olhos.

Jó 31:1Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças.””

-Esteja ocupado fazendo coisas boas.

Romanos 12:21Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

-Tenha na mente as consequências do pecado.

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte …”

-Tenha amigos que você ajude e que ajudem você.

Eclesiastes 4:12 “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

3 – Se recupere rápido de qualquer falha.

 Salmos 51:10-13 “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 30th, 2013.
Tags: ,
  • Dirci

    Fujam das más companhias elas destroem nossos princípios.