O fim do mundo como ensinam as Escrituras.

2 Pedro 3:1-13   “Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram. Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”. Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. “

 

Introdução
1. O que você pensa sobre a vida após a morte? Existe alguma coisa além desta vida?  Deixaremos de existir com um “click” como  o de uma chave que  liga e desliga? Ou será que existe um Deus a quem nós vamos dar conta? Existe um Deus que vai levar este mundo e toda a história humana a acabar?

2. Pedro escreveu esta carta perto no fim de sua vida, ele queria lembrar aos cristãos que o dia  final é real. Ele chama  de “O dia do Senhor” e lembra aos seus leitores cristãos que é inquestionavelmente e certa a  vinda do Senhor.

O que os  escarnecedores pensam  sobre o fim do mundo:

Escarnecer  significa falar de maneira desdenhosa ou zombando.

1- O que pensam  os escarnecedores sobre o final dos tempos?

No versículo 4, Pedro diz que os falsos mestres tem como falsas a promessa do retorno de Cristo e o julgamento final. “Onde ele está?” Eles falam: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem iguais como desde o princípio da criação.”
Eles  afirmam que Deus não vai intervir na história mundial. Isso significa que:
a. Podemos viver como quisermos, dando lugar aos desejos da carne.  Deus não vai se importar e nem  não vai nos impedir.
b.Podemos viver também sem  zombarmos ou ridicularizarmos, mas vivemos como se Deus não soubesse de nada  ou não se importasse  e que também não haverá ajuste de contas. Podemos viver como se Deus nunca fosse  interferir  e nem nos responsabilizar.

2. Pedro repreende as mentira dos escarnecedores.Podemos  apontar dois momentos-chaves na história do mundo onde Deus interviu.
a. No versículo 5, ele aponta para a criação. A Terra nem sempre existiu. Deus interveio e criou pela palavra do seu poder. A criação nos diz que estamos em uma história que teve um início, e  assim como ela teve um começo, ela terá um fim.
b. No versículo 6, Pedro aponta para o dilúvio nos dias de Noé. Pedro está dizendo: “Não é verdade que tudo foi acontecendo desde o início dos tempos . sem Deus ter alterado “A destruição da terra pela água mostra que Deus interviu na história humana e trouxe  julgamento. E assim como ele
inundou  o mundo no dilúvio, ele um dia vai trazer um julgamento maior e final em fogo.

O que os cristãos deve pensar sobre o Fim do Mundo
1. Pedro sabia  que os que iriam ler a sua carta estavam sendo   atacados pelas mentiras dos falsos mestres.
Por que Jesus ainda não voltou ? Deus não vai manter suas promessas? O que ele aponta no  versículo 8 é que Deus não mede o tempo da mesma maneira que fazemos. Ele cita o Salmo 90, que diz: “Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, ou como a vigília da noite. “Deus que é eterno é para além do tempo. Ele não é limitado pela tempo.”  Ele não mede  o tempo da forma como fazemos.Vivemos 70-80 anos. Ele é eterno.
O desejo do salmista é contrastar a eternidade de Deus com o curto espaço da raça  humana de vida.O que deseja Pedro é contrastar a eternidade de Deus com a impaciência dos direitos e expectativas humanas

2. No versículo 9, Pedro explica que Deus não é lento, ele é paciente. Ele não está atrasando o dia final porque ele não se importa, mas porque ele está dando tempo para mais pessoas chegarem ao arrependimento. Cada dia que Deus atrasa o último dia é uma expressão de sua paciência. Ele é
um Deus misericordioso. Ele chama toda a humanidade para se arrepender, a confiar em Jesus e receber o Seu perdão.
Ezequiel 18:23 diz: “Tenho eu algum prazer na morte do ímpio, diz o Senhor DEUS, Não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva? ”

3. Embora Deus seja paciente e sua medição do tempo seja diferente da nossa, não devemos viver usando  a paciência de Deus  como uma desculpa para o pecado.

O versículo 10 nos diz que “o dia do Senhor “virá sem aviso prévio, como um ladrão. No Antigo Testamento, os profetas usaram a  frase, “o dia do Senhor”, para descrever um dia  tanto de juízo de Deus como de salvação.

Amós 5:18-20 “Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz. Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente. O dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade. “

 

Jeremias 46:10   “Mas aquele dia pertence ao Soberano, ao Senhor dos Exércitos. Será um dia de vingança, para vingar-se dos seus adversários. A espada devorará até saciar-se, até satisfazer sua sede de sangue. Porque o Soberano, o Senhor dos Exércitos, fará um banquete na terra do norte, junto ao rio Eufrates. “

Ezequiel 30:3Pois o dia está próximo, o dia do Senhor está próximo; será dia de nuvens, uma época de condenação para as nações. “

Sofonias 1:7 “Calem-se diante do Soberano Senhor, pois o dia do Senhor está próximo. O Senhor preparou um sacrifício; consagrou os seus convidado.”

a. Pedro usa essa frase da mesma maneira. O dia do Senhor é um dia em que Deus trará  juízo universal sobre os ímpios e para salvar os que são do Senhor .

2 Pedro 2:9 “Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo”.

Trará uma renovação completa ou transformação para os céus e a terra .

2 Pedro 3:7,10, 12   “Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.” “ O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. ” “Esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. “

Para o cristão, o dia do Senhor não é o fim de toda a esperança. É o início de nova vida. Será o renascimento glorioso, a redefinição do mundo. Os céus e  todos os elementos deste mundo será gloriosamente refeito.

Versículo 13 diz:. ” Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.”

Apocalipse 21:4 nos diz que haverá “não mais morte, nem luto ,nem choro, nem dor, pois a antiga ordem de coisas passaram. ”

Como a Verdade Sobre o Fim devem moldar a vida hoje
1.
Há uma conexão direta entre o que acreditamos sobre o último dia e como  viveremos hoje. Saber a verdade  sobre o fim do mundo  leva a viver corretamente o hoje.
a. Porque este mundo vai ser dissolvido, não devemos viver como se os tesouros e  o mundo não mais mais importassem. Podemos ser generosos, podemos fazer sacrifícios para fazer avançar o evangelho e podemos dar maior importância a Deus e as pessoas  do que aos bens.
b. Porque todos os segredos serão revelados e todos os pecados serão julgados, devemos viver piedosamente nossas vidas. Todos tropeçam e caem, mas nós devemos ser pessoas rápidas  para nos  arrependermos e nos convertermos  dos pecados. Devemos confessar pecados ocultos e recebermos  de Deus o  perdão hoje.
c. Em vez de colocarmos a nossa esperança em algum lugar de descanso ou no  conforto desta vida, devemos esperar a a vinda do dia de Deus.  A nossa esperança não deve ser uma gorda conta bancária, nem o casamento e uma família perfeita, nem  boa saúde , nem a aposentadoria.
Jesus e seu retorno é a nossa esperança!

Conclusão
Assim como houve um começo, haverá um fim. Não reencarnaremos.
Não teremos outra chance. Vamos  viver uma vez, vamos morrer uma vez e depois vamos ficar diante de Deus. Para os incrédulos, hoje é o dia a acreditar nele e abandonar o pecado. Para cristãos, hoje é o dia para viver uma vida de amor e santidade, para  estarmos prontos para aquele dia final.

Pastor Joshua Harris

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at December 13th, 2011.
Tags:
  • Niuzete de Souza Silva

    Muito maravilhoso esse estudo ..pq aprendemos dar mais valor na nossa salvação em Cristo …não á mais tempo para brincar de ser cristão …tudo está se cumprindo …só pessoa á Deus que eu continua á servir á ele com sinceridade …