Olhe para o futuro com fé.

Se formos sinceros, poderemos apontar coisas em nossas vidas hoje que ainda não são como Deus desejaria que fossem. Há ainda áreas para serem conquistadas. Deus deseja que nos tornemos mais parecidos com o Salvador. Quer arrancar coisas que impedem e mancham nossa semelhança com Cristo.Quer nos usar para abençoar e encorajar outras pessoas de uma maneira que nunca experimentamos ou mesmo pensamos.Deseja destruir os complexos e temores que nos paralisam. Deseja reavivar a abençoar nossas igrejas.

Ele fará essas coisas pessoalmente se vivermos nessa abençoada atmosfera da fé!

Entre as muitas definições de fé, talvez nenhuma seja mais sucinta ou importante que a de Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Observe que a fé opera com dois objetivos especiais:

  • coisas futuras (“que esperamos”);

  • coisas invisíveis (“que não vemos”).

A fé não faz parte do presente. Ela não se refere a coisas que possamos captar com uma máquina fotográfica. Antes, diz respeito a coisas que Deus prometeu para o futuro – e a fé tem certeza delas. A fé produz uma convicção de que tais coisas vão acontecer, embora o método científico e nossos sentidos não possam no momento validar essa certeza.

A fé é a capacidade que tem o espírito humano de se abrir e receber as impressões divinas que nascem de sua Palavra e se tornam vivas pelo Espírito Santo. Isso produz uma convicção sobrenatural de certos fatos à parte dos sentidos.. Andrew Murray o expôs desta forma há mais de cem anos: “Exatamente como temos os sentidos, através dos quais mantemos comunicação com o universo físico, assim a fé é o sentido ou órgão espiritual por meio do qual a alma entra em contato com o mundo espiritual e é influenciada por ele.” Em outras palavras, exatamente como o nosso sentido da visão ou da audição fica dormente até ser despertado pela luz ou pelo som, nossa capacidade de ter fé fica adormecida até que nos abramos para a recepção das impressões do Deus eterno, invisível.

Então simplesmente sabemos que alguma coisa acontecerá, pois a Palavra de Deus recebeu e ativou esse sentido espiritual chamado fé. E assim garantimos nossa vida Nele. Se alguém diz: “veja”, não podemos, mas ainda assim sabemos que virá.

Foi o que Moisés experimentou há milhares de anos. “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível”. Hebreus 11:27. Como você vê o invisível? Não com os olhos físicos, mas com olhos poderosos da fé.

Os sentidos – o tato, o paladar, o olfato, a visão e a audição – relacionam-se com o presente e com as coisas visíveis. Não podem captar nada do futuro. Em nada se relacionam com as realidades espirituais. Mas a fé diz respeito principalmente às coisas futuras e invisíveis que Deus nos tem prometido em sua Palavra. A fé as torna mais reais para nós que as manchetes do jornal de hoje. Esse outro tipo de “vista”é o que a fé realmente significa, como o apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

A Fé pode ser comparada a um rádio transistor. Quando se liga o rádio, ouve-se a música. Existem trompetes ou guitarras dentro dessa caixinha? Claro que não. Mas o recinto tem ondas sonoras por toda parte. Os sentidos humanos não podem detectá-las. Mas o rádio pode. A música não está realmente no rádio. A música vem através do rádio de uma fonte invisível maior.

O mesmo acontece com a fé. A fé não se origina dentro de nós. Ela vem de Deus quando recebemos sua Palavra viva em nosso coração. Então uma espécie sobrenatural de “música”cria vida em nós como produto dessa fé. Uma pessoa cheia de fé tem uma visão das coisas totalmente diferente da de alguém que vive simplesmente pelos sentidos físicos.

Nosso olhar deve sempre ficar sobre Deus, porque ele é o único que realizará alguma coisa. Somente quando estamos olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb 12:2), é que verdadeiramente andamos pela fé. Satanás deseja que focalizemos o problema, não o Provedor. Ele constantemente aponta para o que parece ser e não para o que Deus prometeu fazer. Se pararmos de dedicar tempo ao Senhor em oração, as preocupações do mundo físico arrebatarão nossa atenção e nos dominarão, enquanto os sentidos espirituais ficarão amortecidos e as promessas se desvanecerão.

Quando uma fé verdadeira em Deus aparece, surge uma certeza de que, se clamarmos, haverá resposta; se pedirmos, receberemos; se batermos, a porta se abrirá…e logo nos encontraremos passando muito tempo na presença desse Deus maravilhoso.

Preste atenção: estamos falando sobre algo mais do que simplesmente apresentar uma longa lista a Deus. A fé é especialmente nutrida com a simples permanência na Sua presença, quando reservamos tempo para amá-lo e para ouvir Sua voz. A força para continuar crendo com frequencia flui em nós quando simplesmente adoramos ao Senhor. As promessas das Escrituras tornam-se maravilhosamente vivas quando o Espírito se aplica ao nosso coração.

Que dificuldade você está enfrentando agora em sua vida e que não tem conseguido vencer? Fico imaginando o que Deus está querendo realizar em sua vida, em seu lar, em sua profissão, em seu trabalho para ele. Por que não enfrentar essa necessidade em nome de Jesus, aguardando com fé renovada no Senhor?

Antes, “sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel”(HB 10:22,23).No final, o que realmente importa: não são os nossos esforços ou votos, mas a verdade maravilhosa de que Deus é fiel.

Portanto , agora, o que vai nos acontecer? Vamos simplesmente nos animar por um momento ou vamos nos agarrar a Deus e a sua promessas de maneira nova, para transformar a nossa vida? Afinal, não é o que acontece externamente às pessoas que cria as tragédias na vida delas, e sim as oportunidades que perdem de receber ajuda de Deus, por causa da incredulidade. Essa é a verdadeira tragédia.

Deus não será amanhã diferente do que é hoje. Seu amor por nós é o mesmo. Seu poder de atender às nossas necessidades é imutável. Agora mesmo a mão dele está estendida enquanto diz: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? (Is 55:2). Vamos parar de buscar inutilmente respostas fora de Deus. Em vez disso, vamos nos levantar com esperança no coração, lembrando que a “palavra da fé” poderosa não está longe nem é difícil, antes “está perto de você; está em sua boca e em seu coração”(Rm 10:8). Essa é a fé que não somente salva do pecado, mas também pode nos manter vitoriosos sobre cada obstáculo que a vida nos apresenta. Como diz a Escritura: “Todo o que Nele confia jamais será envergonhado”(Rm 10:11).

 Jim Cymbala, extraído do livro “Fé Renovada”

Share
Posted in reflexao by agnes at May 13th, 2012.
Tags:
  • DIRCE

    MUITO GRATA AMIGA,
    SEU ESTUDO É UM RENOVO PARA ATIVAR NOSSA FÉ QUE AS VEZES SE ENCONTRA PEQUENA.
    PORÉM, AS PALAVRAS DO ESTUDO ENGRANDECE NOSSA FÉ.
    TENHA UM FELIZ DOMINGO COM MUITO AMOR, SAÚDE, PAZ JUNTAMENTE COM OS SEUS.
    OBRIGADA SENHOR, POR TER PERMITIDO CONHECER UMA PESSOA TÃO MARAVILHOSA E DO SENHOR.
    JESUS, TE AMA E EU TAMBÉM!
    BJS DIRCE