Sou grato por….

Idéia principal:

Em momentos de tragédia e morte, onde encontramos conforto , esperança, e até mesmo gratidão ? Os quebrantados de coração podem encontrar somente quando se aproximam de Deus, da sua bondade , das suas promessas infalíveis de vida eterna.

 Introdução :

Os problemas quando chegam, nunca chegam sozinhos, chegam vários juntos , em ondas, não é verdade? Quando a tragédia vem , chega logo outra, parece que se amontoam em sucessão . A tragédia está ao nosso redor o tempo todo. Morte é tudo o que nos rodeia. Estima-se que em todo o mundo mais de 140 mil pessoas morrem todos os dias.

Sabemos que vamos morrer teoricamente, todos sabemos que a vida é passageira . Mas na maioria das vezes achamos que conseguiremos evitá-la e damos as costas a essa realidade. Nos distraímos com outras coisas e pensamentos . Vivemos somente nossas vidas. Porém chega um momento em que não podemos fugir nem tentar ignorar o que está acontecendo. É o momento em que a perda e a tristeza se cruzam de tal forma que sentimos profundamente o quebrantamento do mundo.

Acho que é isso o que ocorreu conosco essa semana. Ontem houve um tiroteio na Universidade de Columbia Mall e três pessoas morreram. No início desta semana um funcionário do Goshen Safeway , que é muito perto da nossa casa , foi atacado e assassinado. Conheci uma senhora que me disse que o homem que morreu era um amigo de seu marido. Seu marido o ajudou a conseguir o emprego . Podia sentir a angústia na sua voz.

Nossa igreja e a escola enfrentaram perdas devastadoras semana passada. Suzanne Snyder, uma esposa muito amada e mãe de sete filhos , foi estar com o Senhor depois de uma batalha de 10 anos contra o câncer. Ela tinha apenas 56 . E estávamos apenas absorvendo a realidade de sua morte , quando houve um trágico acidente na sexta-feira na frente do nosso campus, dois carros se colidiram na Muncaster Mill e foram para fora da estrada atingindo duas alunas da nossa escola que estavam na calçada. Uma dessas alunas , do segundo ano, era Teresa Francês , morreu quase que instantaneamente. A segunda estudante, do oitavo ano, era Emma Lowe, ficou gravemente ferida , mas está em condição estável . Ela fez uma cirurgia ontem e tem uma estrada longa e difícil de recuperação pela frente.

Este é um daqueles momentos em que não podemos evitar a realidade da morte e da tragédia. Não podemos fingir que não aconteceu . Ocorreu com pessoas que conhecemos e amamos . Chegou à nossa porta.Então, o que vamos fazer num momento como este ? Como devemos orar? Onde podemos encontrar conforto e esperança ?

Quero compartilhar com vocês algumas das verdades da Palavra de Deus que tenho pessoalmente refletido e como tenho encontrado encorajamento. Vou fazer de uma forma que pode parecer estranho ou até mesmo sem sentido , mas oro para que possa honrar ao Senhor , uma vez que tem servido à minha própria alma.

 Quero compartilhar sete razões pelas quais eu sou grato , no meio da dor e da perda desta última semana:

1 . Eu sou grato porque o nosso Deus sofreu.

Em um momento como este , quando os defeitos do nosso mundo parecem esmagadores, encontro muito conforto em saber que o Deus, em quem coloco a minha esperança, não está imune ou indiferente à nossa dor. Deus se fez um de nós na pessoa de Jesus Cristo. Ele assumiu a nossa humanidade.

Ouça como o profeta Isaías 53:4 falou de Jesus: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.”
Como isso é impressionante . O nosso criador e juiz não é insensível nem se mantém à distância. Ele chega perto. Ele faz Sua a nossa dor. Em Jesus, Deus se junta a nós em nossa dor .

Quando o mundo quebra seu coração , lembre-se quem é Jesus. Ele é o Deus que veio ao nosso mundo corrompido, marcado pelo pecado para resgatá-lo . E isso é mais do que mera simpatia. Ele sofreu para nos salvar. Isaías escreve de Jesus: “”Na cruz , Jesus tomou toda a nossa culpa. Ele absorveu toda a nossa punição. Através do sofrimento , ele trouxe sobre nós o perdão, a cura e o relacionamento correto com Deus .

 1 Pedro 3:18 diz: “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito.”

 Isaías 53:3 “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Isaías 53:5-6 “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”

2 . Eu sou grato porque Deus não nos rejeita quando estamos confusos e lutando com a dúvida.

Sou muito grato pelos Salmos. Eles nos ensinam a orar , nos ensinam como falar com Deus, nos ensinam que podemos ser honestos com Deus sobre a nossa confusão e dúvida. Algumas das orações dos Salmos:

  • Salmos 5:1 “Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer.”

  • Salmos 10:1 “Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia”
  • Salmos 13:01 “Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
  • Salmos 38:1-2 “Senhor, não me repreendas no teu furor nem me disciplines na tua ira.
    Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu.”

Esta é a verdadeira oração . É uma expressão de autêntica fé em tempo real e relacionamento com Deus. Ele está lutando . Ele sente que Deus está distante ou como que se Ele não se importasse.

Às vezes, erroneamente, pensamos que a fé verdadeira é sempre ter respostas, sempre estar confiante, ser um bom cristão significa nunca estar para baixo, nunca se sentir fraco e nunca duvidar .

Mas a Bíblia nos mostra que grandes homens e mulheres de fé quiseram desistir. Quem não se desesperou ? E, no entanto , em sua fraqueza , em meio a suas dúvidas, no meio de perguntas sem resposta , Deus os sustentou . Isso é o que você vê nos Salmos. Eles podem começar com a luta , mas eles sempre terminam declarando quem é Deus .

Ontem, no enterro de Suzanne Snyder, um dos momentos mais fortes foi quando seu marido Allan levantou-se e com humildade e honestidade compartilhou que a vida dele se acabou quando ela morreu. Ele disse que não podia sair da cama ou falar por vários dias. Sentia como se a fé de que sua esposa estava indo para um lugar melhor tivesse se evaporado . Tudo o que ele podia ver era seu sofrimento.

Precisou de uma grande dose de coragem para Allan compartilhar essa história. E somos gratos porque ele o fez. Todos nós precisamos de exemplos do que é a real vida cristã. Deus encontra pessoas que são fracas e não tem mais nada . Deus vai ao encontro das pessoas que estão sem fé. Em outras palavras , ele encontra pessoas como nós, no mundo real.

Foi o que Ele fez por Allan . Ele falou com ele a partir de Apocalipse 21 e a descrição detalhada do céu escrito lá . Ele usou a verdade de sua palavra para levantá-lo para fora do desespero.

Os Salmos e as sinceras histórias como a de Allan nos ensinam que Deus pode lidar com nossas perguntas e dúvidas. Eles nos ensinam que a fé verdadeira envolve tanto gemido como louvor.”

Apocalipse 21: 1-7 “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”

3 . Eu sou grato porque que Deus chama a morte de” o inimigo”.

 Existem algumas religiões e filosofias que tratam a morte como uma parte boa e natural do mundo. Tudo isso faz parte do ciclo da vida .

A Bíblia ensina que a morte não é boa. A morte é o resultado da rebelião e do pecado do homem. Nesse sentido , não é natural. E Deus, no seu amor incomparável, recusou-se a aceitá-la. No momento em que o homem rejeitou a Deus foi instalada a morte no mundo e Deus prometeu que enviaria um libertador para derrubar a morte.

É por isso que Jesus veio . Deus enviou seu Filho para ser o segundo Adão, para reverter os efeitos da queda .

 1 Coríntios. 15:21-27 “ Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.”

A morte é o inimigo. Um dia, Jesus, que ressuscitou e venceu a morte , vai uma vez por todas destruir o último inimigo .

 Apocalipse 21:4 “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

4 . Sou grato porque Deus se aproxima dos contritos de coração .

Sou agradecido porque Jesus não só venceu a morte , mas trouxe cura para a dor real e para a separação que a morte traz em nossas vidas . Ele não diz a nós: “Supere isso no primeiro dia”. Não, ele é gentil. Ele sabe como a vida neste mundo nos fere e deixa cicatrizes.

Ouça a esta descrição da proposta , o trabalho de nosso Senhor cura .

Salmo 34:18 “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”

Isaías 42:3 “Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça.”

Salmos 147:3 “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.”

5 . Sou grato porque Deus nos deu uns aos outros .

 No meio de grande sofrimento , enfrentamos a tentação de perguntar: ” Onde está Deus? ” Vamos pedir ao Espírito Santo que nos dê olhos para ver a mão de Deus trabalhando ao nosso redor . Como ? Ele está trabalhando por meio de seu povo. Ele está trabalhando através de sua igreja. Efésios compara a igreja a uma família e também como um corpo humano com Jesus sendo a cabeça. Estamos ligados uns aos outros . Nós pertencemos um ao outro.

Você já viu Deus trabalhando através de seu povo esta semana ? Espero que isso o incentive . Ele está conosco . Ele está conosco pelo seu Espírito , está ministrando a nós através do outro.

Me sentia oprimido ao preparar a mensagem para esta manhã. Orei : “Senhor como posso dar a seu povo o que precisa em um momento como este? “

Senti claramente o Senhor falar em meu coração : “Não é sua responsabilidade. Estou trabalhando através da minha igreja. Você é apenas uma pequena parte do que eu já estou fazendo. ” Louvado seja Deus!

Semana passada vi pessoas ministrando uns aos outros no poder do Espírito Santo. Eles se sentiam fracos , mas Deus os usou . Vi gente chorando ao lado daqueles que choram, não tendo respostas, apenas estando juntos. Vi os alunos se reunindo para orar juntos . Testemunhei pessoas usando o Facebook para lembrar um ao outro das verdades da Palavra de Deus .

Somos agradecidos por termos uns aos outros. Nenhuma pessoa tem todos os dons necessários . Graças a Deus que não estamos sozinhos . Graças a Deus que, no meio da angústia, ele ministra através do amor e da bondade de irmãos e irmãs em Cristo.

Igreja , obrigado pela forma como vocês está cuidando de vocês mesmos e orando uns pelos outros. Posso apenas incentivar a que estendemos esse amor e compaixão para além das paredes deste prédio.

Somos parte de uma comunidade maior chamada Gaithersburg . Vamos orar pelas famílias dos alunos que estavam dirigindo os carros que colidiram . Não consigo imaginar a angústia que esses pais estão enfrentando . Shannon e eu estávamos conversando na sexta-feira e eu disse: ” Nossos filhos poderiam ter andado nessa calçada. Também é verdade que , em alguns anos , nossos filhos poderiam estar dirigindo um desses carros . “

Vamos orar pela graça de Deus para estar com os alunos e suas famílias.

 6 . Sou grato porque a bondade de Deus não é limitada pela minha habilidade de entender.

 A palavra de Deus diz em Romanos 8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Isso é uma promessa maravilhosa. Isso é uma promessa incrível. Às vezes, porém , agimos como se Deus tivesse que nos explicar como ele está trabalhando para o nosso bem .

Deus é bom , mesmo quando eu não posso ver a sua bondade . Deus é bom , mesmo quando eu não vejo como ele está trabalhando para algo bom. Sua bondade não é limitado pela minha compreensão .

Há um hino de louvor que o Apóstolo Paulo cita em Romanos 11: 33-34 que precisamos nos lembrar em momentos difíceis . Este é o tipo de adoração que diz: ” Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!”Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? “

Quem foi seu conselheiro ? Deus não nos convida a sermos seus conselheiros. Você não é grato porque ele não precisa de seu conselho? Ele não nos faz seus iguais para explicar as suas razões para como os números de cada um dos nossos dias. Deus raramente nos oferece explicações . Ao contrário, ele nos convida a confiar nele e acreditar na sua palavra de que ele é um Deus de misericórdia .

 7 . Sou grato porque o que Deus me promete é melhor do que o que ele não me promete .

Há muitas coisas que fizemos nesta vida que não devíamos ter feito. Achamos que o dia seguinte vai ser igual ao anterior. Podemos supor que nós vamos sempre nos manter saudáveis. Podemos supor que vamos ter sempre o mesmo padrão de vida. Achamos que nossos planos ocorrerão. Mas Deus não nos promete nada disso.

Deixe-me dizer isto sem muitos rodeios:

  • Deus não me promete que eu sempre terei um bom emprego.
  • Ele não me promete que meu corpo vai ser sempre forte.
  • Ele não me prometer que não vou ter câncer.
  • Deus não promete que não vou ser ferido em um acidente.
  • Ele não promete que vou escapar da perseguição e a injustiça.
  • Deus não me promete que vou estar vivo amanhã .

Romanos 11:33-36 “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!”Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? “”Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”

– Deus não me promete que meus filhos e minha esposa irão viver para sempre aqui na Terra . Deus não promete que não irei enfrentar grande sofrimento e dificuldade nesta vida. Precisamos ser honestos sobre isso com nós mesmos e com os irmãos . Parte da desilusão que muitos cristãos enfrentam ocorre porque , erradamente, querem ser um seguidor de Jesus porque isso significaria que Deus lhes dará riquezas , saúde e felicidade neste mundo. Não, Deus não prometeu nada disto ao seu povo. De fato, Jesus promete que ” neste mundo tereis aflições . ” (João 16:33) .

Então, por que nós temos esperança em seguir a Jesus? Eis o porquê: Porque o que Ele nos promete é muito melhor do que aquilo que ele não nos promete !

  •  Ele prometeu que ele venceria o mundo (João 16:33)
  • Ele prometeu que nunca nos deixaria, nem te desampararia (Hebreus 13:5)
  • Ele prometeu salvar qualquer um que invocasse o nome do Senhor (Romanos 10: 13)
  • Ele prometeu dar o dom gratuito da vida eterna (Romanos 6:23)
  • Ele prometeu nos ressuscitar (João 6:40)
  • Ele prometeu enxugar todas as lágrimas dos nossos olhos ( Apocalipse 21:4 )
  • Ele prometeu fazer novas todas as coisas (Apocalipse 21:05 )
  • Ele prometeu restaurar o que o gafanhoto tem comido ( Joel 2:25-32 )
  • Ele prometeu dar cem vezes mais o que perdemos nesta vida por causa de o evangelho (Marcos 10:29-31 )
  • Ele prometeu ir e nos preparar lugar no céu (João 14:1-2 )
  • Ele prometeu remover o pecado tanto quanto o leste é distante do oeste (Salmos 103:2 )
  • Ele prometeu dar-lhe o direito de ser filho de Deus (João 1:12)

As promessas de Deus para nós são todas cumpridas em Jesus Cristo. E o que ele nos prometeu é muito melhor do que aquilo que ele não prometeu .Ele não nos promete que você não irá morrer.

Salmo 89:48 pergunta: ” Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar-se do poder da sepultura?

Temos as melhores promessas em Cristo. Porque Jesus suportou a ira de Deus e morreu em nosso lugar , nunca iremos enfrentar o julgamento de Deus . Nunca iremos enfrentar o que as Escrituras chamam de ” a segunda morte ” , morte eterna. A todos os que crêem em Jesus Cristo é dado o dom da vida eterna. É por isso que nós lamentamos , mas não como aqueles sem esperança. Porque nós temos Jesus , temos esperança além do túmulo. A morte não tem a última palavra. Jesus , que morreu e foi levantado por nós, tem a última palavra .

E assim podemos dizer com Paulo:

1 Coríntios 15: 55-58 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? ” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”

Joshua Harris

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 4th, 2014.
Tags: ,