João 10 “Jesus é o Pastor que dá significado à vida.”

Quem é Jesus ? Ele mesmo se apresenta e diz quem Ele é.

João 10:11-15 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

1. Todos tem um pastor.

 Todo mundo está sendo guiado ao longo da vida por alguma força, por certas influências, fatores controladores, pressões ou perspectivas.

 Efésios 2:1-3 “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.”

Colossenses 2:8  “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”

Gálatas 5:19-21   “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”

2 Timóteo 2:24-26Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.”

Mateus 6:24“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”

O que te pastorear vai direcionar seu destino!

2. Jesus é o único “Bom Pastor”.

Jesus descreveu o tipo de compromisso que Ele requer àqueles que O escolhem para ser o pastor de sua vida.

 Salmo 23:1-6 “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.”

3. Uma vida com significado vem do “Bom Pastor”.

Mateus 4:19 “E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”.

O que é ser um seguidor de Jesus?

deixa para trás o resto.

João 1:35-37 “No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! ” Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.”

 reconhece Sua voz através de Sua Palavra.

João 10:4-5 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”.

 permite que Ele assuma a liderança.

Mateus 16:24Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

João 10:27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

 segue os passos de Jesus.

1 Pedro 2:21Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.”

responde positivamente à sua disciplina.

Hebreus 12:5-6Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.

 permanece conectado e unido com o “rebanho” onde Deus o tem colocado

Romanos 15: 5-6O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Não se satisfaça com uma vida medíocre. Procure o melhor que Deus tem para você. Temos em nós tudo que precisamos para termos uma vida vitoriosa. 

A obediência é importante para nós mesmas, Deus não precisa de nossa obediência, nós é que precisamos dela. Ela não vai mudar Deus, mas permite a presença de Deus nas nossas vidas.

É importante crescermos  em maturidade e  no entendimento correto do Evangelho ( Boas Novas) do  que Jesus veio nos ensinar. Não se dá um carro a uma criança até que ela esteja no tempo correto para dirigir. O povo de Deus por causa da desobediência, por não crer no que o Senhor prometeu, ao invés de chegar na Terra Prometida em 12 dias, simplesmente levou 40 anos andando no deserto.A obediência mostra o quanto  temos de maturidade para recebermos o que Deus tem para nós.

João 14-:15   “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”

Deus não nos diz que se o obedecermos Ele irá nos amar, Deus nos ama incondicionalmente , Deus é bom!!!!!

João 3: 16   “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Na nossa sociedade tudo tem um preço, uma barganha, Deus não está em promoção. Obedecemos em algumas coisas como:  não falto a Igreja aos domingos, leio a Bíblia todo o dia, faço orações, dou o dízimo, compro todos os livros , CDs cristãos, tenho uma biblioteca  imensa cristã ….isso tudo é bom, mas o que esta acontecendo?  Não tenho esperança, não tenho paz, tenho uma vida miserável, não tenho alegria…

Jesus diz claramente, sem dúbia interpretação, que Ele é o Bom Pastor. Nenhuma atividade, comportamento ou procedimento, mesmo que não tenha nada de mau em si mesmo nessas atividades e até são muito boas,  não são o que vai dar significado à vida, nada vai substituir esse Bom Pastor. Jesus diz que Ele é a Porta para salvação e vida eterna, é o Bom Pastor que cuida das ovelhas.  Essa porta é entregarmos a nossa vida inteiramente a esse Pastor como o fazem as ovelhas que confiam plenamente no seu pastor, onde ele mandar entrar, elas entram, o que ele mandar fazer , elas fazem, essas ovelhas reconhecem a voz do seu pastor. A voz de Jesus é a Palavra de Deus, a Bíblia!!!!

Por que quando ouvimos a voz do Pastor, vamos querer fazer o que O vai agradar ? A resposta é  o amor. Amor é ação, atitude, decidimos amar.

2 Coríntios 5:14   “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

Paulo diz: “Não vivo mais eu, mais Cristo vive em mim”. Se nascemos de novo, Deus nos deu tudo que necessitamos para obedecê-lo e ter uma vida vitoriosa. O que é uma vida vitoriosa? É uma vida com esperança, com paz, alegria, mansidão,domínio próprio…

Difícil não é obedecer a Deus, difícil é não ouvir a voz do Bom Pastor , difícil é viver uma vida sem esperança, sem paz, miserável, sem alegria, ansioso, preocupado,com o coração cheio de amargura e ressentimento….isso é duro!!!

Precisa muito estudo ou existe dupla interpretação quando Jesus diz: Arrependam-se ( da vida onde o Eu reinava para uma vida onde o Senhor governe), creiam e se batizem , façam discípulos ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus tem ensinado ( temos feito isso?), perdoe, ore pelos que te prejudicaram, faça aos outros o que você quer que te façam, ame aos inimigos, de a outra face…?Tem outra interpretação? Parece doido para o mundo, mas quem tem o Espírito de Deus discerne claramente o coração de Deus.

Decida acreditar no melhor dos outros, não tenha uma mente armada. Faça o que Deus diz para fazer. O caráter, quem Jesus é , tudo está na Bíblia. Temos o Espírito Santo que nos guia, ensina , ministra as nossas vidas.

Coragem, decida e se torne um “fanático”em obedecer a Deus.

Condenação não é a resposta para a desobediência, mas a obediência é a resposta para a desobediência.Podemos viver pelo nosso sentimento ou podemos escolher ouvir a voz do bom Pastor que deu a sua vida por nós.


Share
Posted in biblia, estudo by agnes at June 18th, 2014.