Tendo um bom começo com Deus

1 João 1:1-4 “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.”

Como se começa alguma coisa é sempre importante. Um bom começo nos ajuda a terminar ou concluir algo de forma correta.

 O apóstolo João começa sua primeira carta com alguns lembretes essenciais para um bom começo com Deus. Dê uma olhada em sua introdução:

 Vejamos três coisas que precisamos saber para ter um bom começo com Deus. Precisamos saber que:

1. Jesus é a vida, Jesus é a Palavra de vida.

João diz-nos, em primeiro lugar, que Jesus existiu “desde o início.”

1 João 1:1-2O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.”

Jesus é “a Palavra da vida.” Vamos olhar mais de perto duas palavras ricas nessa frase.

 “Palavra” (logos grego). Jesus é a Palavra de Deus. Assim como nossas palavras transmitem quem realmente somos por dentro, a Palavra de Deus, Jesus, nos comunnica Seu coração.

 Hebreus 1:1-3   Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.”

• “Vida” (zoe grego). Recebemos significativa, abundante e eterna vida de Deus, quando colocamos a nossa fé em Jesus! Sem Jesus, nós estamos mortos em nossos pecados. Estamos condenados à separação eterna de Deus. Pela fé em Jesus somos vivificados pelo Espírito de Deus e Sua vida enche os nossos corações. João nos diz que “a vida apareceu.” Deus revelou-nos a vida em Jesus!

Jesus foi a vida de Deus envolto em carne e apresentado a nós como uma livre presente. João testifica isso com autoridade. Ele tinha estado lá e visto Jesus como o “Verbo da vida” em primeira mão.

2. Jesus é o caminho para Deus relacionamentos com

Deus e aos outros.

Depois de contar-nos sobre a vinda de Jesus e da natureza de Jesus como a “Palavra de vida”, João nos ajuda a entender mais sobre o “por que” Jesus veio.

 1 João 1:3 “Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.”

 João introduz outra importante palavra “comunhão”. João queria que compreendêssemos a mensagem de Jesus: “… para que vocês também tivéssem comunhão.”

A palavra grega é koinonia significa “compartilhar coisas em comum.” Quando colocamos nossa fé em Jesus Cristo, nós entramos em um relacionamento com Deus e com os outros que colocaram sua fé em Deus. Nós nos tornamos uma parte de uma família que compartilha um Pai Celestial e muitos outros benefícios espirituais que vêm de ser parte de sua família.

O relacionamento mais importante, Jesus torna possível , que é um pessoal relacionamento com Deus. Temos “a comunhão com Deus e com Seu Filho!” Qualquer tipo de relacionamento exige manutenção e desenvolvimento. Não é o suficiente simplesmente começar um relacionamento, ele precisa ser alimentado. O mesmo é verdade para a nossa relação com Deus e com a família de Deus. Há coisas que precisamos fazer para tornar a nossa relação e comunhão com Deus e Seus filhos alegre e frutífera. A chave para o crescimento é o investimento no relacionamento pessoal!

  • Para crescermos na nossa relação com Deus, precisamos : ler e refletir sobre a Palavra de Deus , nos comunicarmos com Ele ( oração) , obedecer aos Seus mandamentos e servi-Lo fielmente.

  • Para crescermos na nossa relação com os nossos irmãos e irmãs precisamos: estar conectado e plantado em uma igreja local , que é a família de Deus, participar ativamente no ministério da igreja, cuidar um do outro, orar uns pelos outros, servir um ao outro.

3. Relacionamento com Deus e com a família de Deus trazem alegria.

Pergunte às pessoas o que querem da vida e provavelmente você vai obter a resposta “, eu quero ser feliz! “

Em busca da felicidade, as pessoas tentam todos os tipos de atividades , lêem todos os tipos de livros, fazem todo tipo de coisas.

O apóstolo João nos ajuda a entender como conseguir algo ainda melhor do que a felicidade:

1 João 1:4   “Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.”

João começa com um testemunho pessoal. Através de seu relacionamento com Jesus, João descobriu a verdadeira alegria. Era algo que tinha no seu interior que ninguém, nem nada poderia tirar dele. João refletiu sobre sua vida antes de Jesus e sua vida depois de Jesus, e uma dasprincipais diferenças entre o seu A.C e a vida D.C foi a ALEGRIA!

O que é a alegria?

A palavra grega (chara) significa “alegria, alegria calma, grande felicidade. “

Em essência, João está compartilhando o caminho para a alegria. O propósito de sua carta era para compartilhar com os outros o caminho para experimentar a mesma alegria que ele descobriu através de Jesus. Como podemos descrever essa alegria?

Não é uma experiência de Poliana. É uma profunda sensação de bem-estar e segurança que vem de saber que Deus te conhece, ama e está trabalhando ativamente em sua vida. Esta alegria transcende a mente e as circunstâncias externas da vida. É algo real, no interior! Ela só é encontrada em Jesus!

Como podemos obter um bom começo com Deus?

Saiba que:

Jesus é a vida, a Palavra de vida.

Jesus é o caminho para Deus e para o relacionamento com as pessoas.

Relacionamentos com Deus e com a Sua família trazem alegria.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 25th, 2014.