Cristo, Sabedoria e Poder de Deus!!!

1 Coríntios 1 : 18-25 “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

Cidades como Nova Yorque, São Francisco, Paris, Rio de Janeiro fascinam pela sua exuberância , oportunidades, atividades culturais com pessoas bonitas, com dinheiro e poder. O mesmo acontecia na cidade de Corinto, eles eram sofisticados e intelectualizados, mas Deus manda Paulo levar a essa cidade uma mensagem simplória e nada agradável. Deus envia Paulo porque conhecia os corações e sabia que tinha povo Seu naquele lugar.Nesse ambiente nasce a igreja.

Como já falamos anteriormente , a igreja em Corinto tinha muitos problemas, o primeiro que Paulo aborda eram as divisões dentro da igreja, o segundo seria a integridade do evangelho que estava se misturando com a cultura local da cidade, estavam sofisticando a fé, queriam retirar a parte não agradável do evangelho e colocar o que achavam que seria melhor para agradar e atrair o povo.

 v.17 Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus”

A sabedoria da Cruz X Sabedoria dos homens.

A cruz de Cristo contradiz a sabedoria humana, elas são opostas.

v.18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.”

 Se olharmos para a cruz com olhos naturais, realmente acharemos que é loucura, sem lógica e completamente desnecessária.Nossa posição em relação a cruz define a nossa vida. Não interessa nível cultural, filosófico …ela é a solução para o pecado do homem, escândalo para os judeus e loucura para os gregos daquela época, a cruz contrariava suas expectativas e opiniões, aquele homem na cruz não significava nada para eles. Queriam misturar a cultura e a sabedoria do mundo com a cruz de Cristo.

O que o mundo quer hoje? Apresentar o evangelho de forma atrativa para impressionar , misturando com filosofias, psicologia, tornando o evangelho de Cristo bonito de ser ouvido,mas vazio e sem o poder de Deus. A sabedoria do mundo é cega e morta. Se a sabedoria desse mundo tivesse algum benefício para dar ao mundo, ele não estaria como está, todos os nossos esforços de paz e felicidade acabam no cemitério, só o que conseguimos ver é orgulho, vaidade, espírito depravado…. Com a sabedoria do mundo não vai se provar a salvação, tentar mudar uma pessoa com a sabedoria do mundo é impossível. Pecado é um estado do ser inclinado para o mal e incapaz de escolher o bem.

 Gênesis 2:17 “…mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

 v.19 “Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.

A mensagem da cruz é desprezada por causa do nosso orgulho. Ela simplesmente diz que a nossa salvação não depende de nós, não importa se somos bonzinhos ou não.A cruz diz que Deus é quem proveu a salvação através do seu filho Jesus. Nosso orgulho não gosta disso. A mensagem da cruz não é popular.

 v.24 “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.”

Deus nos deu a salvação e nos predestinou para ela.Temos um chamado, Deus nos chama pela cruz para o poder de Deus.A salvação não pode ser manipulada, nem comprada, nem barganhada, ela vem pela graça de Deus.

Todo cristão tem essa mensagem. Não pode reinventar nada para impressionar, não adianta carisma, eloquência no falar, nem novas idéias. A experiência da salvação não é intelectual, nem lógica, requer fé considerando o que o homem do mundo ignora. Ao mesmo tempo, o cristão não rejeita a razão, nem a lógica , nem a filosofia , mas são subordinadas a revelação de Jesus Cristo crucificado.

 Como podemos nos salvar? Através de best sellers? Livros de auto ajuda?

Humilhe-se diante de Deus clamando pela sabedoria da cruz, Ele quer se revelar.

Normalmente temos uma falsa estimativa de nós mesmas, ou nos achamos auto-suficientes ou incapazes.

A estimativa de Deus sobre nós é a perfeita, fomos chamados para o seu Reino.

 João 3:16 “Jesus amou o mundo(você) de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça , mas tenha a vida eterna.”

 A vergonha, a punição que merecíamos, o Filho de Deus recebeu no nosso lugar.

Ao nosso Deus toda honra, toda glória!!! Não há nada, nem ninguém nesse mundo que nos salve. Obrigado Senhor pelo Seu Filho Jesus que nos salva da nossa cegueira e orgulho!!!

O que Paulo ensinou aos Corintos foi simplesmente que Jesus, veio à Terra em forma de homem, morreu por ele numa cruz e ressuscitou. Foi dessa forma que Paulo fez a obra de Deus naquele meio.

 Qual o motivo pela qual estou estudando a Palavra?

O nosso projeto deve ser o mesmo de Paulo, que é o de manifestar o Reino de Deus nessa geração e ser luz nesse mundo tenebroso. Anunciar que é chegado o Reino de Deus. Estamos ligadas umas às outras com o mesmo propósito e podemos ser benção na vida uns dos outros.

 Qual é o padrão daquele que faz a obra de Deus?

O padrão é transmitir vida, não interessa ensinar doutrina, teologia, nem tentar mudar o caráter de alguém , essa mudança é consequência da vida de Deus em nós, essa vida em nós é que vai nos ensinar todas as coisas. Essa vida vem através da Palavra .

Qual é a mensagem de Paulo? A cruz. Não ensinou bons hábitos, bons costumes, boa educação. Ele foi chamado para pregar a cruz. Ensinou que o próprio Deus se fez homem, morreu na cruz, tomou o nosso lugar, ressuscitou para ser a nossa vida, está a direita de Deus. Não é uma mensagem nova, não é interessante. É o poder de Deus.

 Basta que aprendamos a Palavra, aprendendo a Palavra vamos ter discernimento . “Conhecereis a verdade e ela vos libertará.”

 Meninas, prestem atenção :

Isaías 44: 20 “Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado se iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?

 Quantas vezes já nos alimentamos de cinzas em vez de nos deleitarmos com a revigorante Palavra de Deus? Quantas vezes nosso coração iludido nos enganou? Quantas vezes tentamos salvar a nós mesmas?

Conseguem perceber a tendência do ser humano em buscar satisfação em pessoas, em situações, em relacionamentos, casamento, trabalho, situação financeira, até mesmo na saúde…..”Serei feliz quando………”.hn O vazio com o formato de Deus que foi criado em nossa vida clamará quer percebamos ou não. Vamos continuar buscando algo para nos satisfazer e preencher esse vazio tão forte, que no momento que se apresenta algo ou alguém que parece poder preencher nossa necessidade, sentimos a necessidade de exaltá-lo.

Amadas, seja o que for que estamos segurando como fonte que nos traria felicidade é uma mentira. A chave para a paz é a autoridade. A paz é fruto de uma vida obediente e reta. Estabelecer a questão da autoridade é a chave para abrir as portas da prisão. Só Jesus Cristo é fonte de alegria, de paz!!!Ele é a verdade que nos liberta.

Adoramos falar e pensar sobre nós mesmos, sentimos como se fôssemos o centro do universo: O meu problema é o mais sério, a minha dor é a mais grave, o que penso é o certo…. o EU é muito forte…meus direitos, minha justiça…É por isso que precisamos ser lembrados de que a vida não gira ao nosso redor – a vida gira ao redor de Jesus.Foi esse o ensinamento de Paulo à igreja em Corinto.

Podemos achar que ser cristão é muito fácil, basta usarmos frases prontas ou slogans cristãos que se é cristão, criar novos rituais, frases bonitas de efeito para emocionar… Porém é necessário ir bem mais fundo que isso. Nossas vidas devem apontar para Jesus.

Filipenses 4: 6,7 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Efésios 1: 17-20Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espíritode sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos docoração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais. 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 27th, 2015.