A avaliação que importa!

1Coríntios 4:1-7 Portanto, que todos nos considerem como ministros (servos) de Cristo e despenseiros (encarregados) dos mistérios de Deus. O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis. Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação. Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: “Não ultrapassem o que está escrito”. Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro. Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?”

 Preservar a unidade é fundamental. A igreja em Corinto tinha mais do que divisão, tinham contendas e brigas. Quem for voz de divisão e discordante deve ser exortado. A visão de todo cristão deve ser a mesma. Ninguém é obrigado a andar junto, então que se separem, como aconteceu com Paulo e Barnabé que se separaram porque seria melhor e mais lucrativo, mas eram unânimes com o alvo.

 Paulo lança o primeiro antídoto para a divisão em :

1 Coríntios 1:18 “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.”

 Conhecer a cruz. É necessário negar a si mesmo, só há divisão onde não há cruz. Eles achavam que a cruz era só uma doutrina. Negar a opinião própria e a sua opinião? Nem pensar. Para andar junto tem que negar a si mesmo em benefício do corpo, tomar o prejuízo, sofrer o dano. O perdão do Pai faz toda a diferença, o amor que Ele tem por nós, o próprio Deus  entrando num corpo humano, morrendo em nosso lugar, pagando o castigo que era nosso, nos religando novamente com Deus faz a diferença em como vamos nos relacionar com o nosso irmão.O Pai trata o pecado e uma vez tratado, somos perdoados. O perdão do Pai torna a vida leve, gostosa e prazeirosa. O espírito de condenação quem pode suportar.

Romanos 5:1   “Justificados (aceitos), pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” .Não se sentir perdoado paralisa o avanço espiritual

Paulo lança o segundo antidoto para a divisão:

1 Coríntios 1:26-29 “Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”

-Quando reconhecemos que de nós mesmos não somos nada. Deus escolheu os que não são, para que Ele seja o único EU SOU. Ele escolheu as coisas fracas, humildes e desprezadas. Deus nos escolheu porque não tinha ninguém pior, então por que se dividir? 

Paulo lança o terceiro antídoto para a divisão:

 1 Coríntios 2:9-10 Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

Mateus 11:25  “Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.”

 Ter revelação. Os corintos não conheciam a Deus , nem a si mesmos, por isso havia divisão. Quem sabe da herança que nos é prometida, não fica perdendo tempo com detalhes e “besteiras”. O sábio não recebe revelação porque já está cheio, o Senhor fala com pequeninos que não sabem como agir, fala com aquele que se humilha, se abaixa e se torna pequenino, com esses o Senhor se comunica e instrui. O povo de Deus nunca fica sem saber o que fazer. Não oramos para que as coisas aconteçam. Oramos sem cessar  para encostar e ajustar os nossos ouvidos  na boca de Deus.

 Paulo lança o quarto antídoto para a divisão:

 1 Coríntios 3:1 “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.”

 -Crescer espiritualmente. Se magoar, se ofender , polêmicas …está na hora de crescer, sair do “leitinho”e comer comida sólida. Preferências humanas é coisa de cristão carnal. Criança é que tem os heróis em grande estima, homens adultos sabem que tudo que são e têm é pela misericórdia de Deus.

 Paulo lança o quinto antídoto para a divisão:

1 Coríntios 3: 16-17Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”

 Arrependimento de pecado. As pessoas brincam com o pecado. Esse edifício que somos nós é sagrado, quem destruir o santuário de Deus será destruído.

 Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

 1 João 5:16-17Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.””

 O que é iniquidade? Maldade, injustiça e ainda tornar normal o que é pecado, não sentir culpa pelo pecado cometido, de tanto uma pessoa cometer o mesmo erro …

Tenham cuidado com as coisas santas, brigas e divisões que envergonham o nome do Senhor. Igrejas estão sendo abertas em muitos lugares, a Palavra diz que esse Evangelho será pregado em toda parte, aí virá o fim, Jesus está as portas voltando, e não se pode permitir fogo estranho dentro da Igreja do Senhor.

No capítulo de 5 de Coríntios , Paulo fala da imoralidade na Igreja, pecado para morte e Paulo exorta a entregar esse homem a satanas. O salário do pecado é sempre morte, às vezes , morte física.

1 Coríntios 5:1-2 “”Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.
E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?

No capítulo 11, Paulo exorta sobre a ceia. Para que nos examinemos antes de fazer parte da mesa do Senhor porque é sério beber do cálice do Senhor.

1 Coríntios 11: 23-34 “Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.”

 Na morte de Ananias e Safira que mentiram no valor do campo que haviam vendido para dar uma oferta menor. Oferta é sagrada. Não faça votos que não possa cumprir.

 Atos 5:1-11 “Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”. Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade? ” Respondeu ela: “Sim, foi esse mesmo”. Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”. Naquele mesmo instante, ela caiu aos pés dele e morreu. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.”

Paulo no capítulo 4 vai falar sobre o lider, aquele que tem o chamado para direcionar e levar o povo a Deus. O ponto principal é a orientação para os cristãos. Cada cristão é um lider.

 Observações para o lider:

  • Todo lider é um ministro. No original a palavra “ministro”é designada para as pessoas que remavam nos barcos, na parte de baixo. Paulo mostra assim, o que ele espera de um ministro do evangelho de Cristo.Remar para levar o barco para o destino, carregando o encargo para a obra, entrando na brecha da batalha espiritual… Um cristão novo ainda não pode ministrar sobre a vida de outros, precisa crescer em entendimento da Palavra e estar cheio do Espírito Santo.

  • Todo lider é um despenseiro. Despenseiro é a pessoa que cuida da despensa.A nossa despensa são os mistérios de Deus. Tem hora para exortar, disciplinar, alimentar, chorar junto, se alegrar, passear, jejuar….Pode -se ouvir algo de um Ministro do Senhor, mas a despensa é do Senhor. Todos podem e devem aprender a usar a despensa. Temos muitas fontes de onde beber com muitos despenseiros, mas precisamos ter cuidado…

1 Coríntios 4:2-4Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.”

  •  Todo lider é julgado e precisa ser fiel. O lider vai levar a Palavra de Salvação que poderá ser aceita ou recusada e pode encontrar perseguição. Será criticado pelos próprios irmãos, liderados, que nunca estão satisfeitos; será criticado pelos que são de fora, a sociedade; ele mesmo se criticará, mas no final mesmo , Deus vai trazer a luz as motivações de cada um.

1 Coríntios 4:5 “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.”

Todo lider está disposto a sacrificar-se.

1 Coríntios 4:9-13 “Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.”

 Liderar é sacrificar-se. Lixo do mundo e escória da sociedade foi o que houve com os cristãos que foram jogados aos leões no coliseu romano….

-Todo lider é como um pai.

 1 Coríntios 4:14-16 “Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”

Padrão de Deus: líderes dignos de serem imitados.Pelo evangelho, Paulo gerou a igreja em Corinto e os admoesta a imitá-lo como ele era imitador de Cristo. Temos, da mesma forma, que ser exemplo de imitadores de Cristo, se somos seguidores de Cristo. Exemplos no namoro, na seriedade, no zelo pelas coisas de Deus…em tudo! Deus nos constituiu para sermos modelos.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 6th, 2015.