10 Características que mostram que fomos crucificados com Cristo.

Gálatas 2: 20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus que me amou e se entregou por mim.” Paulo explicando como vivia a vida cristã.

Cristo foi crucificado numa cruz, deixou a sua posição, Ele era Deus, estava com Deus…se fez homem, morreu por nós, derramou seu sangue para que tivéssemos acesso ao Pai. Jesus Cristo pagou o preço que tínhamos que pagar, a morte!

A palavra diz que o salário do pecado é a morte! Todos nós pecamos e fomos destituídos da Glória de Deus.

Jesus pagou o preço requerido, preço de sangue!

O que é hoje ser crucificado com Cristo? É ser morto numa cruz?

  • É receber Jesus como Senhor e Salvador, o direito do meu EU entregar a Jesus.
  • É voltar a natureza de como fomos criados, antes do homem decidir comer da árvore do conhecimento e querer ser igual a Deus.
  • É viver para a honra e a Glória de Deus.

Por que a Palavra diz que Davi era “homem segundo o coração de Deus”?

– Simplesmente porque era adorador. Não fomos crucificados e se fosse assim, o homem iria requer a honra para si.

Somos salvos unicamente pela graça ( favor imerecido, ele morreu por nós quando ainda éramos pecadores, não merecíamos nada),é dom de Deus, para que ninguém se vanglorie, Deus fez tudo, e só espera que sejamos verdadeiros adoradores em Espírito e em Verdade…as obras segundo o coração de Deus são as consequeências de quem é guiado pelo Espírito.

Jesus foi crucificado para chegar a ressurreição.

Precisamos ser crucificados para chegarmos a ressurreição também, como herdeiros e co-herdeiros em Cristo.

Viver o evangelho, ter o seu nome escrito no livro da vida, ser herdeiro e co-herdeiro de Cristo, ser filho de Deus tem uma caminhada…..

Primeira Característica : Poucos entenderão!

O próprio Jesus falando aos discípulos antes de ser crucificado:

João 16: 5-18 “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: Para onde vais? Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza. Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro ( o Espírito Santo) não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.Quando ele vier,convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça , porque vou para o Pai, e voces não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado ( Satanás).Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.Mais um pouco e já não me verão;um pouco mais, e me verão de novo. Alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: O que ele quer dizer com isso:Mais um pouco e não me verão; e um pouco mais e me verão de novo, e porque vou para o Pai? E perguntavam: Que quer dizer um pouco mais? Não entendemos o que ele está dizendo.”

Se você seriamente decide viver crucificando a carne e vivendo em Cristo, irá descobrir que poucos irão entender. Te chamarão de fanático, doido… Importante observar: aqueles que não te entendem, serão aqueles que terá que se relacionar mais intensamente.

Em Gálatas 2:20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus que me amou e se entregou por mim.” Descreve a radical mudança que ocorre quando se toma um real posição ao lado de Cristo e fatalmente vai criar confrontação. Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós, os nossos olhos se abrem e começamos a ver as coisas como o Espírito vê e o Espírito vai nos revelando a vontade de Deus para nossa vida. As coisas de Deus para o homem natural ( sem o Espírito de Deus) parecem loucura.

Segunda Característica -Você abandonará sua própria vontade e sua própria agenda.

Mateus 26: 36-46 “Então Jesus foi com seus discipulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então:”A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo.Indo um pouco mais adiante, prostou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como Tu queres”. Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”perguntou Ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu beba, faça-se a Tua vontade.”Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”

Da mesma forma como você atendia a sua pessoal agenda e executava o que desejava com prioridade, a vontade de Deus será personalizada em você.

Cristo superou seus sentimentos de dor pela sua morte que já sabia que viria (abandonou a sua vontade), porque sabia que era a única forma de nos resgatar da morte eterna.

Hebreus 12:2Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”

I Coríntios 2: 9-10Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.”

Terceira Característica – Companhias espirituais para te dar suporte serão poucas.

Mateus 26: 56 “Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.”

Não somos elitistas, nem iremos nos afastar das pessoas, isso está fora da vontade de Deus. Entretanto, será difícil encontrar alguém que escolha caminhar o mesmo caminho que você. Aqueles com quem você pode orar e agonizar espiritualmente são únicos!Seja agradecida por eles!

Como Jesus agiu em tempo de grande stress?

Mateus 26: 36-39Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: Sentem-se aqui enquanto vou ali orar. levando consigo a Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo. Indo um pouco mais adiante, prostou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.”( Orou sozinho)

Quarta Característica – Intensos tempos sozinho com Deus será requerido.

Na sua intimidade espiritual com Deus, nem sempre outras pessoas serão convidadas. Deus reserva exclusivos encontros com você! Porém , no meio dos momentos mais difíceis , você vai olhar em volta e dirá: Onde está todo mundo? Deus afasta outras pessoas e o coloca só com Ele e você pode experimentar dizer o mesmo que Davi disse em I Samuel 30:6 “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus.

Quinta Característica – Você estará constantemente sendo colocado na situação de ter que testemunhar a razão da sua fé.

Nas duas passagens abaixo, o que elas tem em comum?

Mateus 26: 57-67 “Os que prenderam Jesus o levaram a Caifás, o sumo sacerdote, em cuja casa se haviam reunido os mestres da lei e os líderes religiosos. E Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote, entrou e sentou-se com os guardas para ver o que aconteceria. Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando um depoimento falso contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte. Mas nada encontraram, embora apresentassem muitas falsas testemunhas. Finalmente se apresentaram duas que declararam: Este homem disse: Sou capaz de destruir o santuário de Deus e recontruí-lo em três dias. Então o sumo sacerdote levantou-se e disse a Jesus: Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem? Mas Jesus permaneceu em silêncio.O sumo sacerdote lhe disse: Exijo que jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos. Tu mesmo o disseste, respondeu Jesus. Mas eu digo a todos vós: Chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu. Foi quando o sumo sacerdote rasgou as próprias vestes e disse: Blasfemou! Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês acabaram de ouvir a blasfêmia. O que acham? É réu de morte, responderam eles. Então alguns lhe cuspiram no rosto e lhe deram murros. Outros lhe davam tapas.”

I Pedro 3: 15-16 “Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de sua calúnia.”

A passagem em Mateus mostra Jesus respondendo com mansidão, dando exemplo real e em I Pedro somos ensinados como devemos proceder qdo questionadas pela razão da nossa fé.)

Nunca existirá um tempo onde não estaremos sendo observados. Estaremos debaixo da observação de cristãos e não cristãos, continuamente colocados como numa corte para dar testemunho da nossa fé.

Sexta Característica – Você vai ter que sair da sua zona de conforto.

Hebreus 13: 12-14 “Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que Ele suportou. Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir,” ( Jesus atravessou a vergonha e desgraça, nós devemos sair da nossa zona de conforto e não temer sofrer o mesmo. Devemos decidir o que tem mais valor. Queremos ter a imagem de Cristo ou queremos estar em zona de conforto. Não se surpreenda quando Deus continuamente te coloca fora da sua zona de conforto. Quando foi a última vez em que Deus te colocou em situação fora de sua zona de conforto? )

Sétima Característica – Existirão tempos em que sua dignidade será afetada.

Mateus 27: 27-31 “Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor. Tiraram-lhe as vestes e puseram Nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: Salve, rei dos judeus! Cuspiram nele e tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado Dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.”

Pare e refleta na vergonha e indignidade que Jesus suportou por nós.

Mateus 27: 32-34 “Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira, e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas ele depois de prová-lo, recusou-se a beber. Depois de o crucificarem, dividiram as roupas Dele , tirando sortes. E, sentando-se, vigiavam-no ali. Por cima de sua cabeça colocaram por escrito a acusação feita contra Ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Dois ladrões foram crucificados com Ele, um à sua direita e outro à sua esquerda. Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: Você que destrói o templo e o edifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam Dele, dizendo: Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel!Desça agora da cruz, e creremos nele. Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: Sou o Filho de Deus! Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com Ele.”

Coloque-se no lugar de Jesus. Seria fácil para ele se salvar da cruz ? Mas não o fez, por nós.

O mundo pode tirar sua dignidade .Nos momentos em que estamos vulneráveis e expostos, a sombra do Altíssimo será só que teremos !!! É mais do que suficiente!!!!É tudo!!!!

Salmos 91:1 “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”

8- Você vai deixar para traz suas certezas.

Cristo era o filho de Deus, pleno da natureza de Deus. Ele era Deus, o verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós, o verbo(Jesus) era Deus e estava com Deus e tudo que foi feito , foi feito por intermédio Dele.Jesus podia ter chamado milhares de anjos, Ele podia ter falado em sua própria defesa!Ele não fez!

Podemos ter razão e motivos justos para: estar zangado, magoado, ferido, abandonar seu marido, , desistir de seu filho adolescente…. Mas ser crucificado com Cristo significa que somos voluntários em deixar para traz todas os nossos direitos, exceto um: a certeza de sermos de Cristo, de estar cheios do Espírito Santo e permitir a sua ação total em nossas vidas. Não faça o erro de tentar ignorar suas razões, seus motivos, suas dores e mágoas, quando isso é completamente difícil e impossível de fazer, entregue tudo a Cristo e peça a Ele para tratar com o supernatural trabalho do Espirito Santo trazendo cura, poder e sabedoria!!!

Nona Característica – Você deve aceitar que a morte é dolorosa.

A morte é dolorosa. Muitas vezes escolher a vontade de Deus sobre a sua própria vontade é mortal. Amamos a nossa carne e dói ter os nossos sonhos crucificados! Nunca entenda que a dor te dá permissão para deixar para traz a vontade de Deus.

João 20: 1-18 “No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: Tiraram a Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro no sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu várias faixas de linho, ,bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. ( Eles também não haviam compreendido que conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos). Os discípulos voltaram para casa. Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu 2 anjos vestidos de branco,sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: Mulher, por que você está chorando? “Levaram embora o meu Senhor, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”, . Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? “Pensando ela que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei.”Jesus dise: “Maria”! Então voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!”(que significa, “Mestre”). Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para o meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”E contou o que lhe dissera.”

Podemos falar como Maria Madalena, os que tem a ressurreição de Cristo em sua vida: “Eu vi o Senhor”. Esta é a mais importante declaração para a humanidade.

Décima Característica- Porque Jesus foi abandonado , nós nunca seremos!!!!!!!

Mateus 27: 45-46 “E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três da tarde, Jesus bradou em alta voz: Eloí, Eloí, Iamá sabactâni?, que significa”Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Romanos 8: 38-39 “Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação, será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Hebreus 13:5 “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês tem, porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.”

Por que nosso Salvador concordou em ter os pecados do mundo sobre Ele e viveu a separação do Pai, nós nunca seremos abandonados.

Em muitos caminhos, nos identificamos com Cristo. Em muitos caminhos Ele compartilha nossas vidas e experiências. Aqui, entretanto, ocorre o fim desse paralelo. Jesus viveu a completa rejeição pela humanidde e a separação do Pai. Ele foi abandonado, você nunca será!!!!!

Share
Posted in biblia, estudo, reflexao by agnes at February 13th, 2010.
Tags: ,