A alegria do Senhor é a nossa força!!!!

Como é necessária! É a característica que mais atrai o mundo quebrado e necessitado! Alegria! Alegria é a segunda característica do fruto do Espírito. Somente o amor descreve melhor o estilo da vida de Cristo. Só o amor pode atender as necessidades dessa era. O amor derrete o coração de pedra. A alegria toca uma parte profunda do coração; necessitamos de alegria e nosso mundo necessita de cristãos que evidenciem o fruto da alegria.

O alicerce da Alegria

Salmos43:3-4   “Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!”

Gálatas 5:22-23   “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

Hoje começaremos o estudo da segunda qualidade do fruto do Espírito – a Alegria. A palavra do grego para Alegria é chara,pronunciada com acento na segunda sílaba. Significa” alegria, felicidade, prazer” e significa também “celebrar”.

Vamos tentar descobrir a origem da alegria verdadeira. As escrituras nos mostram 5 razões para Chara, Alegria. Iremos considerar cada uma dessas cinco. Hoje vamos ver a primeira, depois vamos nos deleitar com as outras  quatro. O próprio Cristo nos revela a primeira e mais importante razão para a alegria.

Lucas 10: 17-20   “Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

  • Por que os 72 estavam alegres?________________________
  • De acordo com Jesus, qual deveria ser a razão primeira da alegria?_____________________________________

Ele deixou bem clara a razão primeira para a nossa alegria: “ Alegrem-se porque seus nomes estão escritos nos céus.”

Apocalipse 7:10   “E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

  • A quem  pertence a salvação?___________________

Peça a Deus que te mostre o significado da verdade da salvação que pertence a Ele.

  • Por que você pensa que a salvação é descrita pertencente a Deus e não a nós?_______

Você precisa reconhecer vários aspectos da propriedade de Deus da salvação. Você sabe que a salvação é dada por Deus? Ela é um presente da GRAÇA, que nós só temos o privilégio de aceitar. A palavra grega para graça é charis, que significa “ favor imerecido.”

  • Você lembra a palavra grega para Alegria?_________________________

Você consegue ver a relação entre charis e chara? A razão é porque a alegria vem em decorrência da graça. Alegria é literalmente escrita dentro da graça! Deus nos diz: “ se você somente entender o que a graça significa e  o que você recebeu por ela, você nunca cessaria de se alegrar.”Acredito que a principal razão de faltar a concientização da nossa salvação é porque  pouco lembramos ou talvez nunca  lembremos para o que e do que fomos salvos. Por isso temos negligenciado essa “ tão grande salvação”.

Hebreus 2:3  “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.”

Se nos focarmos na nossa grande salvação, então nossa alegria será completa. Você deve ter notado outra face da salvação de Deus:  sabendo que a salvação pertence ao que Cristo fez, Ele nos ajuda a nos livrarmos de nós mesmos, simples: a salvação não é sobre nós. Muitas vezes nos embrulhamos em nós mesmos e queremos nos tornar o centro do universo. A Salvação é Dele. Seguir a Cristo rompe o estrangulamento em nossas vidas, com Ele se tornando o centro do nosso universo. Nós diminuímos, para que Ele cresça.O resultado é a ALEGRIA!

João 3:30   “É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

Lembre-se do que Cristo disse: “Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus” ( Lucas 10:20). Cristo une a nossa alegria às reservas feitas em nosso nome no céu. Vamos ver o que aprendemos sobre o lugar onde nossos nomes estão escritos.

Hebreus 12: 18-24  “Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade, ao soar da trombeta e ao som de palavras tais, que os ouvintes rogaram que nada mais lhes fosse dito; pois não podiam suportar o que lhes estava sendo ordenado: “Até um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado”. O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo! ” Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.”

  • Qual é a cidade do Deus vivo?__________________________________________
  • Descreva a assembléia.________________________________________________
  • Quais nomes estão escritos nos céus? ____________________________________

Apocalipse 13: 8   “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”

  • Como é o nome do livro onde estão registrados os nomes?_______________________
  • A quem pertence esse livro?______________________________________________
  • Quais são os nomes que não estão escritos no livro da vida?_____________________

Apocalipse 17:8   “A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.”

  • Quando os nomes foram escritos no livro da vida?___________________________

Apocalipse 3:5   “O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.”

  • O que Cristo diz a respeito dos que vencerem?________________________________

Considere para o que estamos sendo salvos como resultado da reserva que Cristo fez para nós no ”livro da vida” .

Apocalipse 21: 22-27   “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.”

  • Em suas palavras descreva a Nova Jerusalém._______________________________________________________________________

 Apocalipse 20:11-15   “Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.  Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. “

  •  De que estamos sendo salvos? (  ) de semos jogados no lago  de fogo   (  )  da segunda morte   (  ) Do julgamento das nossas obras

Nós que fomos salvos pela graça, através da fé,temos sido salvos das tres penalidades acima.

Efésios 2:10   “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Nossas obras são importantes – fomos criados em Cristo para boas obras, mas não seremos salvos pelas nossas obras, somos salvos pelo que Cristo fez.

2 Pedro 3:3-7   “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação. Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existem céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. “

Observe essa última frase acima, a palavra destruição do grego é apoleia que significa “ perder, perda,o estado após a morte  em que é um fato a exclusão da salvação”. Essa definição dá calafrios. O momento virá na inauguração da eternidade, quando todo homem e mulher perdidos serão confrontados com perda da salvação.

Lembre-se , o que Filipenses 2:10,11 diz: “ Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra. e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

O perdido sofrerá a horrível tríplice situação: Eles terão a confirmação de que: (1)  Jesus Cristo é o Senhor; (2)Eles estão perdidos; (3)Agora é tarde. Outra definição para apoléia é apenas uma palavra: desperdiçar. Suas vidas foram totalmente desperdiçadas. A vida sem Jesus é vida desperdício de vida. Toda a energia, toda a dor por absolutamente nada. Louvamos ao Senhor, com reverência, porque nosso nome está escrito no livro da vida. Agora vamos ajustar nossa perspectiva para que a nossa alegria seja completa com a nossa salvação.

Salmos 39:4-7   “Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. Pausa Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com  ela. Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti. “

  • Quanto tempo estaremos na terra?_______________________________________

Agora responda as seguintes perguntas revendo o que estudamos:

  • Quanto tempo estaremos no céu?_____________________________________
  • De acordo com o estudo de hoje, qual o registro ou reserva  que será necessário para entrarmos no céu?_____________________________________
  • Quem coloca nossos nomes no livro?_________________________________
  • Quando?________________________________________

Lucas 10:20   “Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

  • Podemos ter muitas razões, mas qual deve ser a  razão principal da nossa alegria?_______________________________________

Nossa salvação está assegurada pela nossa reserva, isso é a verdadeira  razão para que nos alegremos.

  • Dê uma olhada na primeira passagem que vimos que está no Salmos 43: 3-4. Como o salmista chama o seu Deus?___________________________________
  • Deus é a nossa ALEGRIA. O que você mais gosta em Deus?_______________________

 “Senhor Jesus, nos ensine a ter alegria no Senhor e nos revele sua grande salvação mesmo quando as dificuldades nos cercarem. Torne nossas vidas uma celebração da sua graça.”

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 20th, 2011.
Tags: ,
  • DIRCE

    AGNES MINHA AMIGA,
    SEU TRABALHO “MEUS ESTUDOS” MUITO TEM ME AJUDADO.
    MATERIAL ABENÇOADO, QUE ME DÁ CONFORTO QUANDO NECESSITO. QUE ME FAZ FELIZ QUANDO ESTOU TRISTE, MUITAS VEZES ATÉ MESMO SEM SABER O MOTIVO DA TRISTEZA.
    AMIGA VC É UMA CRIATURA MUITÍSSIMO ABENÇOADA E ESTÁ SEMPRE NOS ABENÇOANDO. Ô GLÓRIA DEUS!
    OBRIGADA AMIGA A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE PRESENTE EM VC QUERIDA.
    BJINHOS DIRCE

  • Lígia Pereira

    Oi amiga, maravilhoso estudo, estou passando para pessoas da família e amigos para que sejam igualmente abençoados, beijos da Lígia!

  • DIRCE

    TENHO CRESCIDO TANTO MEU ESPÍRITO COM ABENÇOADO ESTUDO.
    VOCÊ AMIGA,CONTINUA SENDO MESMO DE LONGE A MINHA LUZ!
    DESEJO A VC E FAMÍLIA TODO BEM DO MUNDO.
    A PAZ

    AGNES QUERIDA, ENVIEI ONTEM PARA VC O E-MAIL E ENDEREÇO DA ISABELA.(NO CANADÁ).
    VOCÊ VIU?
    BEIJOS DIRCE