A sabedoria de Deus revelada

1 Coríntios 2:6-16  “Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Depois de expor a futilidade de pensamento mundano em 1 Coríntios 1, Paulo introduz os cristãos a um reino superior , que é o  da sabedoria divina. Este tipo de conhecimento e entendimento não está disponível através da inteligência humana e do raciocínio; se recebe estritamente através da revelação divina. Apenas aqueles habitados pelo Espírito de Deus é  que tem “a mente de Cristo” (v. 16) e tem acesso ao “dado gratuitamente” a eles por Deus (v. 12).
Sem esta visão sobrenatural, ninguém pode com precisão conhecer o Senhor ou os Seus caminhos. Muitas pessoas dizem acreditar em Deus, mas não podem ter um entendimento correto sobre Ele, porque suas percepções são baseadas em seus próprios pensamentos e idéias. É mais fácil criar um deus personalizado para se adequar as nossas preferências do que  fazer os ajustes necessários que a adoração do verdadeiro Deus requer.
Mesmo os cristãos devem se precaver contra a tentar encaixar Deus em sua imagem pré-concebida . A Bíblia é a única fonte confiável da revelação divina, mas devemos ter o cuidado de considerar as Escrituras como um todo, é fundamental que nós não apenas escolhamos os versos em que queremos acreditar. Por exemplo, centrando-se apenas em passagens que enfatizam a misericórdia do Senhor, excluindo aqueles que falam da Sua santidade e justiça, dessa forma não se vai compreender  a verdadeira natureza de Deus.
Conhecer o Senhor, na verdade, é observar o inteiro teor das Escrituras. A sabedoria divina está disponível para todos os cristãos através do Espírito Santo, que perscruta as profundezas de Deus, que nunca irá se  limitar para se adequar as nossas preferências. Em vez disso, Ele quer  ampliar  nossas mentes  para conhecermos  os  Seus pensamentos.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at December 13th, 2011.
Tags: