“Paciência”

Tiago 1:4 “  E a perseverança ( paciência) deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Paciência é confiar que Deus sabe o que precisamos, quando precisamos e como vamos conseguir.

1. Deus sabe o que queremos e o que precisamos.

Nem sempre o que queremos é o que precisamos. Coisas que queremos podem exigir responsabilidades. Por exemplo: Quero um novo trabalho, mas preciso primeiro manejar corretamento onde estou.

 Lucas 12:28-31   Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Paciência:

  • Fortalece nossa fé.
  • Melhora nossas decisões.
  • Esclarece nossos compromissos ( responsabilidades).

2.O Tempo de Deus é sempre oportuno. O tempo correto vem Dele. Nem antes , nem depois. Nunca cansar de semear a Palavra que no tempo certo irá frutificar.

Tiago 5:7  Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.”

Gálatas 6:09 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

Isaías 08:17 Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.”

Isaías 30:18-19Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam””Ó povo de Sião, que mora em Jerusalém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, lhe responderá.”


3. O processo de Deus nos levará para o Seu propósito. Esperar em Deus, mas fazer enquanto espera o que precisa ser feito Na Parábola do Filho pródigo, o pai espera a volta do filho. Deus dá mesma forma, Ele espera que façamos o que precisamos fazer. Não desistir de fazer o bem e plantar as sementes da obediência. Deus tem um propósito, mas tem o caminho que precisamos percorrer.

Êxodo 13:17-18 “Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.
Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”
Jeremias 29:10-11 “
Assim diz o Senhor: “Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

 Passos para o crescimento de nossa paciência:

-Confie em que o tempo de Deus é melhor do que o seu timing.

-Aceitar que Deus vê o que você quer, mas sabe o que você precisa.

-Faça a sua parte, enquanto você espera que Deus faça a parte Dele.

-Esteja pronto para sua paciência ser testada.

-Cooperar com o processo que Deus tem para você.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 27th, 2014.