Crescer Espiritualmente – João 16

João 16 “Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar.Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.“Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais? ’Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.Do pecado, porque os homens não crêem em mim;da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.“Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.Alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: “O que ele quer dizer com isso: ‘Mais um pouco e não me verão’; e ‘um pouco mais e me verão de novo’, e ‘Porque vou para o Pai’? ” E perguntavam: “Que quer dizer ‘um pouco mais’? Não entendemos o que ele está dizendo”. Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: “Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo?Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino.Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.“Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai.Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.Então os discípulos de Jesus disseram: “Agora estás falando claramente, e não por figuras.Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus”.Respondeu Jesus: “Agora vocês crêem? “Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.


Efésios 3:16 “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito.”

 O que é servir ao Senhor? O que é caminhar no Senhor?

 Deus criou o homem, colocou na frente do homem duas árvores: a do bem e do mal e a árvore da vida. Vida cristã é algo sobrenatural . Só conhecimento não é suficiente, vida cristã não é doutrina. Jesus veio nos dar vida. Servir, caminhar, crescer espiritualmente é tocando em Deus. É preciso que o Espírito Santo conduza a vida. Ele é quem capacita para tudo! Se não estivermos enxertados Nele, não conseguiremos fazer a vontade de Deus.”

Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.”

Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. ”

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.


Para crescer espiritualmente preciso saber que:

 1. Deus é a única fonte confiável de força.

 Salmo 46: 1 “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmo 73:26 “O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.”

2 Tessalonicenses 3: 3 “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.”

 Há um Deus que habita em nós, é o Espirito Santo. O mesmo Espírito que ressuscitou a Jesus é o Espírito que habita em nós. Toda religião tem o seu mestre, seu guia, seu guru onde se precisa cumprir regras. Jesus em João 16 está vivendo sua última semana. Ele dá suas últimas recomendações. Ele não dá regras, nem listas. A obra de Jesus iria continuar quando Ele se fosse, antes Jesus estava fora , depois estaria dentro de nós.

O mesmo Deus que nos coloca na guerra que é essa vida, nos capacita para sairmos vitoriosos. O diabo quer nos convencer de que todas as coisas dependem de nós, mas é pelo o que Jesus fez. A verdadeira vitória é fruto de descanso e dependência. O mesmo poder que criou tudo. habita em nós.

 1 Coríntios 6: 17 “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.”


2. Ter força espiritual é essencial para uma vida de sucesso espiritual.

Precisamos estar preparados para :

A Guerra.

Josué 1: 6 “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.”

1 Pedro 5: 7-9 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.”

Trabalhar.

2 Timóteo 4:16-18 Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado. Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.”

2 Crônicas 15: 7 “Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado”.

Perseverar.

Colossenses 1:11 “Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria.”

Tiago 1: 3-4 “”pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Josué 14: 10-12 “Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”.

Ter um eficaz ministério.

Juízes 6:14“O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?  

Atos 9:22   Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? “Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.”

Somos salvos por causa da morte de Jesus. Somos justificados por causa da Sua ressurreição. Recebemos o Espírito Santo de Deus por causa da Sua exaltação.

Sem Jesus não se faz nada eficientemente. O Espírito Santo é que nos dá a força para tudo! Ele é o auxiliador! Não é algo místico!!!

 3. A força espiritual pode ser perdida.

Como é que vamos perder a força espiritual?

Se desligando da Fonte.

fazendo compromissos morais fora da vontade de Deus.

tornando-se preso por “ismos” ( humanismo, ceticismo, criticismo, filosofismo, achismo…)

Guardar ofensas.

João 15: 4 “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.”

Juízes 16:19Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.”

Marcos 11:25 “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

4. Pode-se ter e se manter a força espiritual. Como?

Orando .

Salmo 138: 3 “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.”

Lucas 22: 46 “Por que estão dormindo? “, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação! ”

Pacientemente confiar em Deus.

Salmo 31:24 “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!”

Isaías 40: 31 “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

Prestando atenção na dieta correta e em exercitar seus músculos espirituais.

1 Timóteo 4: 8 “O exercício físico é de pouco proveito; o amor, porém, para tudo é proveitoso, porque tem promessa da vida presente e da futura. ”

Sendo um lutador espiritual.

Efésios 6: 10-18 “Finalmente, fortaleçam-se no senhor e no seu forte poder.Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos””

Sendo uma parte ativa do corpo de Cristo.

1 Tessalonicenses 5:11 “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.”
Isaías 41: 6 “ Cada um ajude o outro e diga a seu irmão: “Seja forte! “

Conclusão: O Espírito Santo é quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo é quem nos guiará a toda verdade. O Espírito Santo nos anunciará as coisas que vão vir.

Por Adão nos tornamos pecadores , a nossa natureza se tornou pecadora, corrompida. Precisamos ser convencidos do nosso pecado, não acusados. Somos convencidos pelo Espírito Santo , o que nos leva a querer mudar, a tristeza em Deus pelo pecado gera vida. A obra das trevas é acusar ou simplesmente não reconhecer que se é pecador. 

Só chegamos a Deus por causa de Cristo. Quando confessamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, a justiça de Deus nos cobre.

O inferno foi feito para Satanas e seus anjos. Se não passarmos de Adão para Cristo estaremos em condenação.

O crescimento espiritual não é simplesmente questão de aprendizado cognitivo, mas de experiência sobrenatural. O Espírito Santo foi enviado para isso, para trazer realidade espiritual para termos bom ânimo e vencermos o mundo.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 30th, 2014.