Protegendo a Pureza da Igreja – 1 Coríntios 5

1 Coríntios 5  Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso? Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade. Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.

 O tema principal desse capítulo é : Pecado e Disciplina.  Paulo vai exortar a Igreja em Corínto a exercitar a disciplina na Igreja. Disciplina e discípulo são 2 palavras que possuem a mesma origem. Disciplina , nos dias atuais tem a conotação de corrigir, corrigir algo que está errado. Na Bíblia significa instrução, correção. Discípulo é aquele a quem a disciplina é oferecida. A Igreja em Corinto precisava ser corrigida, como a de hoje também, não se pode aceitar hábitos e costumes do mundo dentro da Igreja de Cristo. É preciso andar como Jesus andou. É impossível ter vida cristã sem disciplina. É preciso andar no trilho da Palavra de Deus.

Salmos 119: 105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”

 João 14:21   “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Até o ímpio sabe o que agrada e ofende a Deus. Falar em disciplina incomoda, mas ela é bíblica. Até falar em disciplina em casa incomoda e na igreja incomoda mais ainda. Se uma pessoa é excluída da comunhão, vão dizer que é falta de amor, …coitado. Vamos analisar a questão:

Exemplos como o de uma babá que bateu numa criança extravasando sua raiva ou uma cuidadora de idosos que agride uma senhora. Essas pessoas são presas, depois as pessoas tem a tendência a ficar com pena delas porque estão presas e vem logo o versículo bíblico: Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Porém, a não punição, leva a impunidade e consequentemente a sociedade se perverte, isso até no mundo natural. Se não há correção, não há justiça. Precisamos arcar com as consequências dos nossos erros. A Igreja não é um amontoado de pessoas que se reúnem, a Igreja são membros do corpo de Cristo que vivem como Cristo ensinou.Viver em adultério é coitadinho? Vive dando golpes  é coitadinho?Viver vida dupla é coitadinho? 

 Princípios a serem aprendidos:

Primeiro Princípio: Complacência com o pecado é arrogância com Deus.

Interessante observar que eles se dividiram quando deviam estar unidos e se uniram no pecado. Deve ser patente para o discípulo de Jesus quem está no erro. Complacência é o oposto de amor e paciência.

Algumas áreas o Senhor vai nos ensinando , nos mostrando e revelando num processo de reconhecimento , arrependimento e restauração com relação a pecados ( estar fora da vontade de Deus).

Há casos que não podem ser aceitos, como por exemplo, o de uma prostituta que conheceu o Senhor, nasceu de novo, o Espírito Santo vem habitar nela . Ele dormia com 10 homens por noite, então iria diminuindo aos poucos, cada mês vai dormir com menos 1 homem? Não, é de uma só vez. Não é desculpa ser novo na fé para fazer o que quer depois de receber revelação do que deve ou não deve fazer. Por causa da complacência, damos direitos e legalidades as trevas.

Outro exemplo: Entrar na internet, ver o que quer….as desculpas aparecem: é adolescente, é uma idade difícil, é menor de idade …; não esta pecando, é virtual, só vendo, é corpo humano…. Só vai acumulando demônios!

Não pode dar desculpas para o pecado. Paulo entra forte nessa área da imoralidade: Vocês estão aceitando uma mulher ser compartilhada pelo pai e filho?

Segundo Princípio: O pecado tem consequências espirituais.

1Coríntios 5:3-5 “E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente. Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.”

 1 Timóteo 1:19-20 mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”( Himeneu e Alexandre deviam falar coisas terríveis de Deus…)

Terceiro Princípio : Disciplina envolve castigos espirituais.

Tem pecados que são para morte.

1 João 5: 16-18Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.”

 O salário do pecado é a morte. Depois de ter se arrependido, aceitado o Senhor como Senhor e Salvador da sua vida, ser batizado, receber o Espírito Santo …resolve deliberadamente pecar…

 1Coríntios 5 vemos o primeiro tipo de pecado que era para morte, a imoralidade. Não é Deus quem causa a morte , a própria pessoa procura sua destruição.

 Em 1 Coríntios 11: 27-31 “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.”Tomar a ceia do Senhor indevidamente.

 Em 1 Corintios 3: 16Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” – A maledicência, a fofoca, falso testemunho, destrói, minam.

Números 12:1-11 “Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. “Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? “, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós? ” E o Senhor ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá.
Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? ” Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos.”

 Exodo 20: 12 “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.” É o primeiro mandamento com promessa . Quem desonra pai e mãe tem vida curta.

Atos 5 : 1-11A morte de Ananias e Safira por mentirem e quererem mostrar algo que não eram.

Fora do Corpo da Igreja quem reina é Satanás.

João 12:31-33 Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo ( Satanás).Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.”

João 14: 29-30 Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo ( Satanás) está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.”


João 16: 8-12Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim;da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;e do juízo, porque o príncipe deste mundo ( Satanás) já está condenado. “Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.”

O Senhor ama a toda a raça humana porque o Senhor criou o homem a Sua imagem e semelhança, mas Ele tem um olhar especial para os que são seus filhos.

 Mateus 5: 44-45 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”

 Lucas 13:34,35 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!Eis que a casa de vocês ficará deserta. Eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Na nossa sociedade, o errado é tratado como herói e o pecado aceito .E as consequências na Igreja? Quando o mundo entra…

 Gálatas 5: 7-9 “Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama.“Um pouco de fermento leveda toda a massa”.


1 Coríntios 5: 7-11
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade. Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.”

 Cair em pecado é completamente diferente de viver no pecado. Se um irmão cai em pecado é exortado, se arrepende, o assunto é encerrado e devem ter centenas de mãos para ajudá-lo. A Igreja seria “os pecadores anônimos”, como no mundo secular temos os “alcoólicos anônimos”. Só que os alcoólicos quando vão para esse grupo não podem mais beber. O mesmo na Igreja, quem faz parte , quer mudar, fazer tudo novo e não pecar. O fermento é o pecado e tem poder de contágio, a massa é a Igreja do Senhor.

 Quarto princípio: Circunstâncias para se exercer a Disciplina.

 1 Coríntios 5:9 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.”

 Vamos exemplificar: No exército existem regras , se essas regras são desrespeitadas o que ocorre? Vai para a cadeia ou chega até a ser expulso. Ele é coitadinho? Soldado realmente é quem está na guerra , quem está ferido… O soldado que desertou merece cadeia e em alguns países até fuzilamento por traição e não pode estar mais no exército.Não se pode andar com quem tem vida dupla. O critério de Cristo é superior aos do mundo. O padrão do discípulo de Cristo é superior ao do mundo.

 Mateus 5:27-29 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.”

Mateus 18:11-20O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. “O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca””Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.“Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

A igreja hoje não tem autoridade porque se corrompeu de forma geral. Pessoas que se dizem irmãos e provocam escândalos e estão em desacordo com a doutrina. Se não querem seguir o padrão , então devem sair.

 Romanos 16:17 Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.”- Evitem pessoas que causam divisões.

Tito 3:9,10 Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.” – Evita pessoa facciosa

 2 João 1:8-11Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente.Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.” Evite pessoas que vai além do que está escrito da doutrina de Cristo.

 2 Tessalonicenses 3: 10-12Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e comam o seu próprio pão.” – evite quem não trabalha e se mete na vida dos outros.

 1 Coríntios 5: 11-13 “Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.

Não vamos ignorar quem não conhece o Senhor e comete erros, pelo contrário vamos nos aproximar para que possa conhecê-Lo, mas quanto ao que se diz cristão , diz que é de Deus ,mas permanece praticando o que o Senhor condena como:

  • impureza : tudo ligado ao sexo como prostituição, adultério, lesbianismo, pedofilia, homossexualismo, linguagem obscena, gesto obsceno…

  • avareza : é contra o dízimo, dou oferta , mas dízimo não.

  • Maledicente: faz fofoca, mexerico, fala mal dos outros;

  • sonegador: não atende a necessidade da família, ignora as necessidades de quem passa fome…

  • roubador : pega o que não lhe pertence, pega emprestado e não paga (roubo disfarçado) ladrão, assaltante, chantagista…

  • adultério: feitiçaria, qualquer previsão do futuro, adivinhação, loteria…

  • beberrão : a Palavra não condena beber qualquer bebida, mas condena o que embriaga. É inadmissível usar droga.

A conclusão a própria Palavra nos da:

1 Coríntios 5:13Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 14th, 2015.