1 Coríntios 12

 Muitos dons, um só Espírito;

Muitos membros, um só corpo de Cristo!!!!!

 Paulo escreveu essa carta à Igreja em Corinto para responder perguntas e dúvidas que eles tinham.

 Estava havendo muitas confusões por causa dos dons, Paulo vem para esclarecer….Paulo é didático e claro. 

1 Coríntios 12 pode ser dividido em 2 partes: V 1- V 11: Dons e batismo no Espírito Santo, como ser um canal para o Espírito Santo agir. O dom é um transbordamento da unção.

V 12 – 31: A ênfase é no corpo, ser incluído nesse corpo, ser batizado no Espírito Santo.

Primeira Parte :

 1 Coríntios 12 :1 “Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.”

 Não podemos ser ignorantes a respeito dos dons. Há pessoas que não sabem nem o que é isso, outras sabem sobre os dons, mas não sabem o seu próprio dom, outros ainda sabem sobre o seu dom, mas não sabem como usar. Estamos em alguma dessas situações?

Existem capítulos na Bíblia que são clássicos para determinados assuntos como: Mateus 5,6 e 7 sobre as Bem Aventuranças; 1Coríntios 13 que fala sobre o amor e 1Corintios 15 sobre a ressurreição. 1 Coríntios 12 fala sobre os dons. Em 1 Coríntios 12, Paulo vai falar da Igreja como corpo, um organismo, com membros que tem funções que se chamam dons , diferente da Igreja como organização.

Algumas Perguntas:

O que é um dom espiritual?

É uma habilidade especial dada pelo Espírito Santo , pela graça de Deus, aos membros da Igreja visando a edificaçãodo Corpo de Cristo aqui na Terra.

Todo cristão tem um dom?

Sim. Se nasceu de novo, se foi uncluído em Cristo, batizado em Cristo, quem é cristão de fato, tem pelo menos um dom.Pode-se enterrar um dom, mas todos tem pelo menos um.

Qual a diferença entre dom espiritual e dom natural?

Dom natural : a habilidade existe de forma espontânea; é dada a todos os homens; é dada indistintamente.

Dom espiritual: É uma habilidade que o Espírito Santo concede aos nascidos de novo, portanto é sobrenatural.

O dom natural pode servir de base para um dom espiritual, mas são completamente distintos.

Qual a diferença entre Dom e Fruto do Espírito? São a mesma coisa?

Não são a mesma coisa. O dom está ligado ao serviço, está ligado ao que fazemos. Fazer algo para Deus como : profetizar, curar enfermos, discernimento de espírito, palavra de conhecimento…

O Fruto está ligado ao caráter, está ligado ao que sou.Quais são: Amor , paz alegria, longanimidade, benignidade , mansidão, domínio próprio…

Para que os dons são concedidos?

Não é para nos orgulharmos, o dom visa a edificação da igreja. Qualquer dom que não visa a edificação , não é dom espiritual. O dom é a maneira de como servimos a Deus.A vontade de Deus é que sirvamos aos irmãos.

1 Pedro 4: 10-11 ” Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”

Qual a diferença entre chamado e dom?

Dom é diferente de chamado. Chamado é uma tarefa que Deus nos incube de fazer. Dom é uma ferramenta, um equipamento que Deus nos dá. Deus é coerente. Os dons sempre são coerentes com o chamado.

Ex: Dom : de ensinar

Chamado: ser missionário, padre, pastor…

Dom : de misericórdia

Chamado: trabalhar com crianças de rua.

É importante que se saiba o nosso dom?

Sim. Porque evita que a pessoa se envolva em áreas onde não tem o dom e consequentemente não irá frutificar. Quando se sabe o dom que tem , nos tornamos indesculpáveis.

É possível exercer um dom sem saber?

Sim , é possível. O dom flui sem que a pessoa tenha a consciência exata dele.

Ter um dom é algo extraordinário?

Os dons são como sementes, precisam ser regadas, adubadas e tratadas para que se desenvolva. Isso depende de cada um. 

Os dons são para toda a vida?

Sim, não foram dados porque merecíamos, são irrevogáveis, mesmo que a pessoa esteja em pecado. Vamos prestar contas diante de Deus se usamos ou não .

Romanos 11:29 pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.”

2 Timóteo 1:6 “Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.”

Posso pedir a Deus um dom que não tenha? Sim.

Romanos 1:11 “Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.”

Qual é a diferença entre dom espiritual e a obrigação de todo cristão?

Há o dom de evangelizar, fé, hospitalidade, misericórdia…, mas esses todo cristão precisa ter. Temos obrigações para com todos os dons. Por exemplo: A pessoa não tem o dom de cura, mas tem que orar por um doente; pode não ter o dom de evangelista, mas tem que falar de Deus. Precisa ter dom para ser mãe ou pai?

1 Coríntios 12:2-6 Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.”

O Espírito Santo jamais violenta um cristão.

Segunda Parte: 1 Coríntios 12: 12- 31

A Igreja de Cristo verdadeira não é um clube de associados, é um corpo. Cada igreja local é parte desse corpo, e esse corpo foi criado para expressar o Reino de Deus aqui na Terra. A parte em nós que é vista é o corpo, ele expressa a nossa alma, porque não se pode ver a alma. O mesmo com a Igreja, não podemos ver ao Senhor, mas a Igreja deve expressá-lo.

Quem é o Corpo de Cristo? A Igreja.

Um cristão sozinho não pode expressar esse corpo totalmente. Será que sabemos o que é fazer parte da divindade?

Podemos observar 5 princípios bíblicos :

1- Estar em Cristo é o mesmo que estar na Igreja.

Atos 9:3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

 Paulo ia no caminho para Damasco para perseguir e matar mais cristãos. Jesus fala com ele. Perseguir a igreja é o mesmo que O perseguir.Permanecer no corpo é estar participando da vida de Deus, é estar vinculado, ligado. Se estamos assim, o maligno não pode nos tocar.

Por que existe tanto distanciamente? Porque Satanás não quer que estejamos unidos. Qualquer membro que está desvinculado do corpo, está entregue a Satanás. Pedras amontoadas não são um prédio. Como muitas pessoas dentro de um prédio com a placa de ser Igreja Cristã, não significa que ali seja realmente uma igreja de Cristo. Ser cristão é fazer parte da Igreja de Cristo, é deixar a vontade própria e se sujeitar ao corpo.

2- Nenhum membro pode se negar ao corpo.

 Se um membro se recusa a fazer a sua parte, o outro terá trabalho dobrado. Tem dons, mas não usa. Por que?

  • arrogância e orgulho – só quer funções importantes. Quer ser o que não foi chamado para ser.

  • Tímidez – tem o dom, mas se subestima, acha seu dom sem importância então não o usa.

  • Tem ressentimento e amargura;

  • ignorante – não sabe o seu lugar no corpo e não sabe qual é o seu dom.

3- Nenhum membro deve ocupar todo o espaço.

1 Coríntios 12 :18 -20 ”Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.”

4 – Há mutualidade no Corpo de Cristo.

1 Coríntios 12: 21, 22 e 24E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.”

Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela.”

 Quando tudo funciona, o que aparece é a harmonia como numa grande orquestra. A Igreja pode ser comparada a uma grande orquestra. Quando falta um música , todo o conjunto é atrapalhado. Tudo deve ser feito pelo e para o Senhor. A ilusão da glória humana deve ser abandonada.

5- O corpo não deve se dividir.

 O trabalho na Igreja é para abençoar o outro. O objetivo não é ser visto, mas o crescimento da Igreja. A Igreja de Cristo não tem a ver com um padre, pastor , bispo… excepcional , tem a ver com o corpo funcionando.

Ficar sozinho, muitas vezes, pode parecer mais cômodo, mais fácil, não se machuca ninguém, ninguém é traído, não se é rejeitado, ninguém fala de nós, se evita problemas, mas em compensação a vida fica horrível , um tédio.

Juntos como igreja , temos que aguentar todo o tipo de pessoa, é mais difícil, mas é gratificante. O caminho parece estreito, mas no final é glória!

O martelo, o parafuso , o serrote e os pregos cumprindo a sua função irão permitir que o carpinteiro faça um lindo móvel. Vamos nos suportar ( dar suporte) uns aos outros para que o carpinteiro de Nazaré possa fazer a Sua obra em nossas vidas.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 2nd, 2015.
  • Vivi Martins

    Boa tarde!
    Que postagem edificcante, que Deus continue te dando sabedoria.
    Como faço para saber o meu dom?

  • MaiconMMMbrasil Costa

    Seu dom latente é descoberto através de aonde é que o Espírito Santo te tocar mais… o que mais sente vontade de fazer?! Vc não pode ver um, enfermo que já sente vontade de orar , ou qualquer coisa do tipo, o que te encomoda mais, ali está o caminho do seu dom. o próprio Espírito testifica dentro de você!! Quanto mais se encher de Deus, mas perto vai estar do seu dom…