1 Coríntios 13 – Amor, o sinal essencial do trabalho do Espírito Santo.

 1 João 4:7-8 “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

 Deus é amor. A lógica de João é simples. Se somos filhos de Deus recebemos a natureza de Deus dentro de nós, se somos filhos de Deus recebemos a semente de Deus em nós. A semente de Deus é o amor. Se Deus Pai é amor. Seus filhos são amor!

 1 João 4: 9-12 “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.”

 É impossível ter o Espírito Santo e ter ressentimento, o Espírito Santo é extinguido. Se guardamos ressentimentos, mágoas… a comunhão é cortada. Não se pode negar o perdão a ninguém.

 1 João 4:13- 15 “Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.”

 1 Coríntios 13 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

 O amor é o fruto de Deus em nós. Não é opcional, se nasceu de Deus, ama. Deus é o Espírito, o Espírito Santo é Deus, o Espírito é amor.

 Princípio Fundamental: O amor não é uma emoção.

 Três situações distintas onde se usa a palavra o amor:

 -amor eros – sentido erótico, amor entre o homem e a esposa, feito por Deus, se for feito da maneira de Deus é lindo.

-Amor fileo ou filos – filantrópico, amor de amizade, fraternal, amor de amigo.

-Amor Ágape – É o amor que João fala em 1 João e Paulo em 1 Coríntios 13 .É o amor de Deus por nós. É o amor que chega ao ponto de dar a própria vida. Não é emoção, é atitude, é decisão. Quem ama tem a atitude de fazer o que tem que ser feito, não espera sentir, faz o melhor para o outro. Por causa do amor sentimental, muitos pais deixam de corrigir seus filhos. O amor ágape não é uma postura sentimental.É uma escolha diária entre o caminho do conforto, da comodidade, do bem estar pessoal…. que é o caminho largo, é o caminho do mundo. O caminho estreito é o do sacrifício, da renúncia, de negar-se a si mesmo, é o do amor ágape.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 2nd, 2015.