Vou continuar,não vou desistir

O que significa continuar? No primeiro estudo falamos de desafios e tomadas de posição. Ex. Abrão teve que deixar sua casa, ídolos e ouvir a voz de Deus.

Nesse segundo estudo, veremos como permanecer, continuar e  o exemplo de Abrão nos ensina que ele  falhou no esperar, foi impaciente, mas depois retomou o caminho.

Genesis 15 – 17 (Vale a pena ler todos os tres capítulos)

Prestar atenção:

Genesis 15: 1-6 “ Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.E eis que veio a Palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. Então o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas se as podes contar, E disse-lhe: Assim será a tua semente.E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.” ( Abraão creu na promessa do Senhor de que ele seria pai, mesmo as evidências mostrando o contrário)

Genesis 16:1,2 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, nao lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar (difícil momento) ; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.”

(Abrão  ouviu Sarai, concordou,não teve paciencia de esperar e tentou ajudar Deus, Deus ficou sem falar com Abrão por 13 anos ).

Esperamos, esperamos e nada acontece… não é assim muitas vezes?

Gênesis 16: 4,5 “E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então , disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela, agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O SENHOR julgue entre mim e ti.” ( tomar decisões fora da vontade de Deus,quer agir impacientemente, não saber esperar, sempre traz maiores problemas)

Fazemos más escolhas quando nós:

· Nos tornamos desanimados na espera.

II Samuel17:2 “E irei sobre ele, pois está cansado e fraco…”Absalão queria o reino de seu pai, Davi, e seguindo conselhos para atacar na hora em que Davi estava fraco.

Quando estamos desanimados, cansados, emocionalmente abalados fatalmente faremos más decisões

Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”

· Damos ouvido a conselhos errados.

Provérbios 15:7Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não fará assim.”

Quando esperamos, esperamos e nada acontece, ficamos desanimados, fracos, acabamos vulneráveis e acabamos aceitando conselhos que nos tirem rápido da situação que estamos vivenso. Ex. Sarai sugeriu a escrava para resolver seu problema de esterilidade, Abrão concordou. A voz de Sara não confirmava a Palavra de Deus. Se sentir confortável, não significa boa decisão.

· Agimos de acordo com a razão humana.

Ex. A história de José – Genesis 37 a 46 (Vale a pena ler toda história, é linda!)

-José teve um sonho, compartilhou com seus irmãos.

O que aconteceu em seguida? Foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, foi acusado injustamente, foi parar na prisão. Anos se passaram….

Deus tinha planos para José? Sim ,mas como?  Ele estava na prisão, não tinha lógica, mas Deus fez! José da prisão se tornou Primeiro Ministro do Egito!!!

A história de Moisés – Exodo 1-2

No Egito os israelitas foram abençoados por Deus de uma forma  extraordinária:  ficaram tão numerosos e tão ricos que assustaram a Faraó.Faraó decidiu matar todos os meninos israelitas que nascessem (Ex 1: 15,16,22) ‘. Moisés era um desses meninos que deveriam morrer.

Moisés foi escondido por seus pais durante 3 meses.Quando a vida do bebe passou a correr perigo eles o colocaram numa cesta e o colocaram no Rio (Exodo 2: 1-10).

Foi encontrado pela filha de Faraó que o adotou como filho e pagou a mãe de Moisés para cuidar dele.

Incrível como Deus está no controle!!!!

Cresceu , estudou dentro  do reino egípcio.

Quando adulto foi visitar seus “ irmãos” hebreus e viu um deles ser frido com crueldade por um egipcio. Irado, Moisés mato.u o egípcio e escondeu seu corpo na areia. Faraó soube do crime e mandou matar Moisés (Exodo 2).

Ele fugiu para a terra de Midiã (Exodo 2:15).

Passaram anos , o faraó que perseguia Moisés morreu, e os israelitas continuavam sob o jugo egípcio.

Até que Deus fala com Moisés através de uma sarça ardente em chamas.

Deus usa Moisés para libertar o povo de Israel do Egito , não como Moises pensara em fazer no princípio, mas como Deus queria. Teve que permitir que Moises ficasse 40 anos no deserto para Moises estar pronto para ser usado.

A história de Davi.

-Venceu Golias, Deus o ungiu para ser rei de Israel.

O que aconteceu?

Passou anos e anos fugindo de Saul, viveu em cavernas, perseguido.

Até finalmente ser Rei de Israel.

A História de Jesus.

Por 30 anos Jesus esteve em casa trabalhando como carpinteiro.Era o filho de Deus e se preparou por 30 anos para começar seu ministério.

30 anos de preparação para 3 anos de Ministério.

E nós ? Queremos tudo muito rápido, não queremos pagar o preço, soluções rápidas que nos tirem duma situação difícil, que nos magoa e faz sofrer.

As vezes precisa mais preparação para o propósito que Deus tem para nossa vida.

Isaías 55: 8,9 “Porque os meus pensamentos nào são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que  os vossos caminhos, e os meus pensamentos,  mais altos do que os vossos pensamentos.”

Nada é impossível para Deus!!!

· Tentamos fazer com a nossa força o que Deus prometeu.

Gálatas 3:3 “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”

(Deus não precisa de ajuda. Ele é Deus!!! Precisa unicamente que nos submetamos a Sua vontade.)

Como fazemos com a demora do que esperamos e os nossos  erros?

· Veja acima dos fracassos. Mesmo com o silêncio de Deus por 13 anos, devido a sua impaciência,Abrão não deixou de crer . Cometeu um erro, queria ajudar Deus aceitando a escrava para ser a mãe de seu filho quando Deus tinha prometido um filho de sua esposa.Foi um teste, mesmo tendo fracassado, persistiu, prossiguindo apesar do fracasso inicial que teve tantas consequencias graves.

· Não permita que erros o definem.Um fracasso, não significa que é um fracassado.

· Aprenda a valorizar as lições de vida que aprendeu com os erros.

· Tome a decisão: Eu vou continuar!!!!Não vou desistir!!!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 13th, 2010.
Tags: ,
  • britovalter@hotmail.com

    A vc meu amigo, não desista.

  • Edivanny

    Ameéém!

    Deus falou comigo naquilo que eu estou precisando!

    Deus te use cada dia mais!

  • Neidy

    Deus voce e meu grande pai sempre esta comigo em situacoes dificeis voce mi da tudo o que eu preciso todos os dias fe, amor, carinho, forca, simpatia… te amo pai!!!